O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com a presidente do México, Cláudia Sheinbaum, nesta quinta-feira (29/1) por telefone. Os dois líderes a classificaram como “proveitosa” e “cordial”.
Trump elogiou Sheinbaum e afirmou em publicação que a conversa teve foco na fronteira, no comércio e no combate ao narcotráfico. O norte-americano ainda disse que os dois devem se reunir em breve em seus respectivos países.
Sheinbaum afirmou que a conversa foi “muito produtiva”, e que EUA e México “continuam a avançar em questões comerciais e na relação bilateral”.
Em coletiva de imprensa, também nesta quinta, a presidente mexicana detalhoui que a conversa durou cerca de 40 minutos e teve como uma das pautas negociações sobre o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), mas não deu maiores informações.
Ameaças de Trump ao México no começo do ano
No início do mês, Trump chegou a ameaçar o país vizinho, dizendo que os Estados Unidos realizariam ataques terrestres contra cartéis de drogas no México. Dias depois, os dois presidentes conversaram em 12 de janeiro.
À época, Sheinbaum afirmou que Trump descartou completamente a intervenção estadunidense no território mexicano. A nova conversa entre os presidentes vizinhos sinaliza apromixação entre os países.