A Ucrânia afirmou nesta terça-feira (25/11) que as delegações envolvidas chegaram a um entendimento comum sobre os termos principais do acordo de paz discutido com os Estados Unidos e a Rússia. Segundo o governo ucraniano, ainda há “alguns detalhes” a serem ajustados antes da etapa final das negociações.
Em uma publicação na rede social X, o secretário de segurança nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, escreveu que as delegações “chegaram a um entendimento comum sobre os termos principais do acordo discutido em Genebra”.
Umerov acrescentou que o país trabalha para organizar uma visita do presidente Volodymyr Zelensky aos EUA, onde pretende concluir as tratativas com o presidente Donald Trump.
“Agora contamos com o apoio de nossos parceiros europeus em nossos próximos passos”, escreveu Umerov. Ele acrescentou que a Ucrânia espera organizar uma visita de Zelensky aos EUA para “concluir as etapas finais e fechar um acordo com o presidente (Donald) Trump”.
We appreciate the productive and constructive meetings held in Geneva between the Ukrainian and U.S. delegations, as well as President Trump’s steadfast efforts to end the war.
Our delegations reached a common understanding on the core terms of the agreement discussed in…
— Rustem Umerov (@rustem_umerov) November 25, 2025
Plano de paz
- A proposta de paz previa amplas concessões territoriais à Rússia e rígidas condições militares impostas por Washington, enquanto Moscou, sob Vladimir Putin, conserva uma posição estratégica.
- Representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia se reuniram, em Genebra, para discutir a proposta de paz apresentada pelo presidente norte-americano Donald Trump. Segundo a Casa Branca, as delegações elaboraram uma estrutura de paz “atualizada e refinada”.
- O secretário de Estado, Marco Rubio, falou com repórteres, onde revelou que a reunião foi a “mais produtiva e significativa de todo o processo até agora”.
Autoridades dos governos da Rússia e dos Estados Unidos estão em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para discutir uma proposta de paz. O encontro teve início na noite de segunda-feira (24/11) e foi retomado nesta terça-feira (25/11).
Na manhã desta terça, Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, afirmou que “há alguns detalhes delicados, mas não insuperáveis, que precisam ser resolvidos e exigirão novas conversas entre a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos.”
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, também afirmou que a Rússia mantém as avaliações do plano de Trump para a Ucrânia e que recebeu o plano de 28 pontos, embora “por meio de canais não oficiais”.
Também nesta terça-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky demonstrou otimismo sobre as negociações, alegando ver “muitas perspectivas que podem tornar o caminho para a paz uma realidade”.





