O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou, nesta quarta-feira (21/1), o presidente do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, Jerome Powell. Ele afirmou que deve anunciar um sucessor para a presidência do Fed “em breve”.
“Todos os que eu entrevistei para ocupar cargo de presidente do Fed são ótimos. Atualmente, nós temos um péssimo presidente do Fed”, opinou Trump, ao defender que os EUA deveriam pagar a menor taxa de juros entre todos os países”, disse durante discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
Ele disse também que o atual presidente do Fed está “sempre atrasado” com relação às taxas de juros do país, atualmente em 3,50% a 3,75%.
Este não é o primeiro ataque que Trump faz a Powell. O chefe da Casa Branca já acumulou diversas ofensas, ataques e ameaças, em uma pressão pelo corte de juros.
Trump chegou a chamar o presidente do Fed de incompetente e corrupto em uma ocasião.
Secretários do Tesouro Americano manifestaram apoio a Powell e presidentes de bancos centrais do mundo inteiro, inclusive Gabriel Galípolo, assinaram um manifesto de apoio a ele.