Ícone de sino para notificações

Trump concede indulto a ex-governadora culpada por corrupção

Mundo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu indulto à ex-governadora de Porto Rico, Wanda Vazquez Garced, investigada por corrupção.

O nome da portoriquenha foi incluído na lista de pessoas perdoadas por Trump na última quinta-feira (15/1), publicada pelo Departamento de Justiça. Em 2025, Vazquez se declarou culpada por crimes de corrupção.

Além dela, Trump também perdoou dois envolvidos no caso: o banqueiro Julio Herrera Veluti e o ex-agente do FBI, Mark Rossini. Ambos teriam oferecido propina para Vazquez enquanto ela era governadora da ilha no Caribe.

Ela foi a segunda mulher a governar Porto Rico, assumindo o cargo em 2017, com a renúncia do então governador, Ricardo Rosselló. Vazquez tentou concorrer nas eleições de 2020, mas perdeu nas primárias de seu partido.

Segundo a rede de notícias CBS, o governo Trump avalia que Vazquez foi alvo de perseguição política, já que o indiciamento teria se dado logo depois de ter se tornado público que a portoriquenha apoiou as campanhas do republicano em 2016 e 2020.

Porto Rico é um Estado Livre Associado aos Estados Unidos. Ou seja, trata-se de um território norte-americano, mas não chega a ser um Estado.

Nascidos na ilha têm cidadania dos EUA, mas não podem votar nas eleições presidenciais se residem em Porto Rico, mas poderiam se residissem em algum dos 50 Estados norte-americanos.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *