Um trem interoceânico descarrilou, nesse domingo (28/12), no estado de Oaxaca, deixando ao menos 13 pessoas mortas e 98 feridas no México, segundo informou a presidente Claudia Sheinbaum nas redes sociais. O trem transportava cerca de 250 pessoas, entre passageiros e tripulantes, com destino a Coatzacoalcos, no estado de Veracruz.
Após o incidente, agentes de segurança se mobilizaram até o local. A Marinha do México informou que 139 pessoas estão fora de perigo e 98 ficaram feridas, das quais 36 recebem atendimento médico hospitalar, enquanto as demais não sofreram ferimentos graves.
A chefe da Procuradoria-Geral da República mexicana, Ernestina Godoy Ramos, afirmou que foi aberto um inquérito para apurar as causas do descarrilamento do trem interoceânico.
Leia também
-
Advogada morre em acidente grave ao bater de frente em outro veículo
-
Jogador de basquete morre atropelado por trem na Espanha
-
Trem de carga descarrila após bater em caminhão em SP
-
Passageiros relatam até 2h de viagem após trem descarrilar na Linha 4
Segundo a presidente mexicana, “os feridos estão nos hospitais do IMSS, em Matías Romero e Salina Cruz, bem como nos hospitais do IMSS-Bienestar em Juchitán e Ixtepec”.
“Dei instruções ao secretário da Marinha e ao subsecretário de Direitos Humanos do Ministério do Interior para que se dirijam ao local e atendam pessoalmente as famílias; assim como os delegados do IMSS e do IMSS-Bienestar”, informou Claudia nas redes sociais.
O Corredor Interoceânico informou, em nota, que viajavam “nove integrantes da tripulação e 241 passageiros, a bordo de duas locomotivas e quatro vagões. No evento, ocorreu o descarrilamento da locomotiva principal”.
Os responsáveis pelo corredor acrescentaram que “mantêm um deslocamento de apoio médico com ambulâncias terrestres, uma ambulância aérea e cerca de 40 profissionais de saúde naval. Além disso, estão em andamento operações de resgate, em coordenação com autoridades dos três níveis de governo, para auxiliar as pessoas que caíram em um barranco de aproximadamente sete metros de altura”.