Soul Train ocupa a cena de batalhas de danças urbanas - 06/11/2025 - Ilustrada

Soul Train ocupa a cena de batalhas de danças urbanas – 06/11/2025 – Ilustrada

Cultura Entretenimento Últimas Notícias


Os braços se movem com agilidade. Dobram-se os cotovelos, pondo as mãos ao peito com os braços em noventa graus em relação ao tronco. Dessa posição, os braços se esticam bruscamente para os lados e para cima, passando as mãos pelas costas para a traseira da cabeça e de lá de volta para a frente.

Em uma tarde no Cand (Centro de Arte Nós da Dança), em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, seis dançarinos treinavam o waacking, um estilo com ênfase em movimentos de braços e tronco que incorpora uma dramatização derivada da Era de Ouro de Hollywood.

Soul Train foi um dos programas televisivos mais importantes da cultura negra americana, em especial durante a década de 1970 —a era disco—, popularizando e desenvolvendo três grandes estilos de dança funk style, como chamam os do meio, o waacking, o popping e o locking.

Lembrado pelos vídeos online, o programa parecia ter virado apenas uma memória. No entanto, movimentos e coletivos vêm resgatando-os às cenas de batalhas de danças urbanas das principais capitais do Brasil.

Essas danças tomaram a batalha final do Red Bull Dance Your Style. O evento nacional de batalha de todos os estilos, que contou com dois dançarinos de popping e três de waacking, ou seja, cinco de 16 campeões regionais selecionados para a final que ocorreu em 12 de julho, em Belo Horizonte.

O segundo lugar, inclusive, ficou para a dançarina de waacking Jess Nascimento, vice pelo segundo ano consecutivo e fundadora do waacking Sessions Brasil.

Rio de Janeiro e São Paulo concentram as duas principais cenas. Na capital fluminense, há quase dois anos o coletivo Waack in Rio mobiliza treinos, workshops, aulas com dançarinos visitantes de outros estados e até outros países.

Liderado por Dani Sands, 33, DJ e dançarina urbana com profícua carreira internacional, e Margot, 23, artista da cena ballroom, o coletivo foi fundado a partir da necessidade de se construir um lugar em que pudessem treinar juntos esse estilo até então com pouca tração no Rio de Janeiro.

“Primeiro surgiu como três pessoas querendo se juntar para treinar. Porque no Rio de Janeiro não tinha nenhum movimento de waacking acontecendo. Eu acredito que de uns dois anos para cá, teve realmente um boom de dançarinas de waacking”, explica Margot.

Popping e locking são as outras duas danças que formam o conjunto de estilos conhecido como funk style, uma tríade firmada popularmente a partir do programa, apesar de terem origens distintas, majoritariamente da cultura de discotecas e batalhas amistosas nestas. Com o passar dos anos, esses estilos se limitaram a subculturas nichadas.

Com contrações musculares como mote do movimento, o popping é um dos estilos que influencia a dança hip-hop, tal como o locking, que trabalha com movimentos explosivos com travas súbitas (o locking).

Para além de São Paulo e Rio, os estilos do Soul Train têm crescido lentamente em Belo Horizonte e Bahia. Na capital mineira, a pioneira a puxar a frente do waacking se chama Bao, 27, uma das finalistas da Red Bull Dance Your Style de 2025. Tendo tido contato superficial com o estilo durante treinos de 2016, ela tem como objetivo disputar a hegemonia das danças urbanas mais tradicionais, como hip-hop e breakdance.

“Eu acho uma dança muito versátil, muito bonita de se ver e eu acho que ela agrega tanto em movimentação, tanto com cultura, né, que é uma dança que ela traz muitos questionamentos sociais na questão tanto de gênero, tanto como de expressão”, explica ela.

Em Salvador, Lua Carvalho, 25, formada em dança pela escola especializada da Fundação Cultural da Bahia, promove aulas, workshops e treinos de waacking, tendo também passagem pelo locking.

Até então familiarizada com estilos tradicionais das danças urbanas e contemporâneas, Lua só tivera contato com o waacking no findar da pandemia, quando participou de uma oficina de Jess em Salvador. Dali, procurou um dos poucos professores que conheciam bem a dança e passou a treinar, chamando atenção na batalha regional da Red Bull Dance Your Style deste ano.

“Eu comecei a praticar e me apaixonei porque é uma memória afetiva de minha mãe também, né? Lembro de pequenininha ver ela dançando James Brown na cozinha, colocando clipe de Michael [Jackson] na TV”, conta ela.

Apesar do retorno voraz às batalhas, o waacking, em especial, segue sendo um estilo forte fora do Brasil, em eventos relevantes na Europa, como o Summer Dance Forever, com forte presença de artistas asiáticos, em especial, coreanos que lentamente têm avançado para batalhas no continente europeu.



Fonte Original (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *