O Ministério das Relações Exteriores da China informou, nesta sexta-feira (31/10), que o presidente Xi Jinping não participará da Cúpula do Clima, em Belém (PA), que antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Em seu lugar, será enviado o vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang.
De acordo com o órgão, antes da passagem pelo Brasil, o vice-premiê fará uma visita ao Uruguai.
O encontro de líderes está marcado para 6 e 7 de novembro. Até o momento, está prevista a participação de delegações de 143 países, sendo 53 delas chefiadas por presidentes e primeiros-ministros.
Leia também
- 
Cúpula do Clima antecede a COP30 com 143 países participantes
 - 
Às vésperas da COP30, indígenas vão ao Planalto cobrar demarcação
 - 
COP30: Fundo Verde bate recorde de projetos em países vulneráveis
 - 
PF monta plano de segurança para a COP30. Veja como será
 
Apesar da ausência, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, ressaltou que a agenda será importante para fortalecer o multilateralismo e a transição energética.
“No mês passado, o presidente Xi Jinping fez importantes declarações em duas cúpulas climáticas copresididas pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente Lula. Em seu discurso, o presidente Xi anunciou as novas NDCs da China, demonstrando o papel de liderança do país na governança climática e sua imagem como uma grande potência responsável”, destacou o porta-voz.