Ícone de sino para notificações

Reunião da Celac sobre crise na Venezuela termina sem consenso

Mundo


A reunião emergencial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocada para discutir a crise na Venezuela, terminou sem consenso entre os membros do bloco. O encontro aconteceu neste domingo (4/1) por meio de videoconferência.

Não há previsão da que uma nota conjunta oficial, ou posicionamento dos representantes de países que participaram das discussões, sejam divulgados após o fim da reunião. O que indica uma divergência de opiniões entre os 33 países que compõem a Celac sobre o ataque dos Estados Unidos contra o território venezuelano, e a captura de Nicolás Maduro.

O chanceler Mauro Vieira representou o Brasil na reunião. Segundo fontes ligadas ao Itamaraty, ouvidas pelo Metrópoles sob condição de anonimato, o ministro ressaltou o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a operação norte-americana na Venezuela.

Para o presidente brasileiro, a operação norte-americana que terminou com a queda de Maduro ultrapassou a “linha inaceitável”. Além disso, Lula afirmou que o ataque abre um “precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”.

Enquanto o bloco de países latino-americanos e caribenhos não chegou a um consenso, as discussões diplomáticas sobre a crise na Venezuela será retomara na segunda-feira (5/11), pelo Conselho de Segurança Organização das Nações Unidas (ONU).

Fontes diplomáticas brasileiras afirmam que o representante do Brasil na ONU, embaixador Sérgio Danese, deve reforçar o posicionamento de Lula sobre o assunto no encontro.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *