Segunda-feira, 23 de fevereiro, marca o início da edição 2026 do Edital de Intercâmbio do Programa de Qualificação no Circo, iniciativa que beneficiará quatro circos e quatro projetos circenses da Bahia com uma série de ações que visa fomentar o aperfeiçoamento técnico e a troca de saberes sobre a vida na lona. O projeto é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e segue até 8 de maio com ciclos que incluem rodas de conversa, execução de propostas e apresentação de espetáculos gratuitos.
O primeiro contemplado é o Gran Circo Leylismay, instalado em Barrocas-BA, que receberá os demais projetos contemplados pelo edital para uma residência artística e técnica. A jornada começa dia 23, com uma roda de conversa, momento dedicado ao acolhimento e ao registro das experiências do circo sobre mudanças de cidade e treinamentos. O encerramento está marcado para os dias 5 e 6 de março, com a apresentação de um espetáculo gratuito para toda a comunidade. O objetivo é mostrar ao público as mudanças e refinamentos feitos na montagem a partir das orientações recebidas durante o período de intercâmbio.
O Programa de Qualificação no Circo segue com a realização de ciclos de 15 dias em diferentes municípios baianos, tendo sempre um circo local como anfitrião – os próximos serão Circo Kadoshy, Mundo Disney Circo e Circo Premier. Os intercâmbios contam com a consultoria técnica de especialistas em diferentes áreas: Robson Silva Santos (gestão), Alexis Segundo Carrasco Ayala (aéreo), Wilson Gomes da Silva Conceição (palhaçaria) e Milena Caboclo do Nascimento (contorcionismo).
A programação completa pode ser acompanhada pelos canais oficiais da Funceb: @funceboficial e www.ba.gov.br/fundacaocultural.
Circo e Itinerância
O projeto engloba ações de qualificação voltadas prioritariamente para o circo itinerante, como foco na troca de conhecimentos. Entre as ações, destacam-se as formações em gestão, com orientações sobre orçamentos, adoção de medidas de acessibilidade e prestação de contas de editais. O programa inclui também oficinas voltadas para aspectos técnicos e artísticos, como acompanhamento e desenvolvimento de números (como trapézio, tecido e lira), criação de figurinos e movimentos para aprimorar o espetáculo. E, enquanto a equipe de formação leva técnicas de escolas de circo, também aprende sobre a realidade de artistas que vivem viajando.
O projeto foi pensado para que o circo siga com suas atividades sem atrapalhar a participação no intercâmbio. Os espetáculos continuam, permitindo que a equipe de formação assista e sugira melhorias em tempo real. “Nós levamos o programa ao circo porque tirar as pessoas da lona é muito difícil. Se tirarmos os trabalhadores do circo para realizar atividades em outro local, não tem espetáculo, nem renda. Lá, as equipes conseguem parar algumas horas para as oficinas, e à noite seguimos com a rotina normal”, explica Laisa Ferreira, coordenadora de circo da Diretoria das Artes (Dirart) da Funceb.
Programação
23/02: Roda de conversa sobre itinerância
23/02 a 04/03: Período de intercâmbio e formação técnica
05 e 06/03: Espetáculo final gratuito para a comunidade, às 19h
Serviço
Programa de Qualificação no Circo – Edital de Intercâmbio
Onde: Lona do Gran Circo Leylismay, em Barrocas/BA
Quando: De 23 de fevereiro a 6 de março de 2026
Mais informações: www.ba.gov.br/fundacaocultural
Fonte: HOJE BAHIA