Ícone de sino para notificações

Para barrar onda migratória, Peru decreta emergência em fronteira com Chile

Mundo


O presidente do Peru, José Jerí, convocou uma reunião urgente do Conselho de Ministros e anunciou a declaração de estado de emergência na fronteira com seu país vizinho ao sul, o Chile. A medida extrema foi tomada nessa sexta-feira (28/11) diante de uma crise na fronteira após o bloqueio da rodovia Tacna-Arica por migrantes vindos de várias cidades chilenas.

Cerca de 100 manifestantes, em sua maioria venezuelanos e colombianos, colocaram pedras, colchões e bagagens na estrada internacional, exigindo a entrada em território peruano, segundo o jornal local La Noticia.

A rodovia ficou bloqueada nos dois sentidos causando grande engarrafamento. Os manifestantes protestavam por não ter permissão para entrar em território peruano. O movimento foi iniciado após as declarações do candidato à presidência do Chile José Antonio Kast, que exigiu a expulsão de imigrantes ilegais de seu país.

As Forças Armadas peruanas farão a vigilância da fronteira, enquanto o setor de Migrações e a Polícia Nacional “intensificarão os controles de identidade para a tranquilidade de nossos compatriotas,” afirmou Jerí, em seu perfil oficial no X.

“Vamos declarar estado de emergência na fronteira com o Chile para gerar tranquilidade diante do risco de entrada de migrantes sem autorização, o que poderia ameaçar a segurança dos cidadãos do nosso país”, finalizou.

Kast é ultraconservador e favorito para vencer o segundo turno das eleições chilenas, marcado para 14 de dezembro, contra a esquerdista Jeannette Jara. Uma de suas promessas de governo é expulsar os cerca de 300 mil imigrantes ilegais vindos do Peru.





Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *