O papa Leão XIV recebeu nesta quinta-feira (6/11), no Palácio Apostólico do Vaticano, o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, em audiência marcada pelo apelo conjunto por socorro à população civil em Gaza e pela reafirmação da necessidade de uma solução de dois Estados para o conflito no Oriente Médio.
De acordo com comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião ocorreu por ocasião do 10º aniversário do Acordo Global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina, assinado em 26 de junho de 2015.
3 imagens
Fechar modal.

Papa Leão XIV e Mahmoud Abbas
Santa Sé
Papa Leão XIV e Mahmoud Abbas
Santa Sé
Papa Leão XIV e Mahmoud Abbas
Santa Sé
Durante a conversa, descrita como “cordial e construtiva”, o pontífice e Abbas expressaram preocupação com o agravamento da crise humanitária na Faixa de Gaza e defenderam medidas imediatas para aliviar o sofrimento da população.
“Foi destacada a necessidade urgente de prestar assistência à população civil em Gaza e de pôr fim ao conflito, buscando a perspectiva da solução de dois Estados”, informou a nota oficial do Vaticano.
Segundo o portal Vatican News, um dia antes da audiência, Abbas visitou a Basílica de Santa Maria Maior para prestar homenagem no túmulo do Papa Francisco, antecessor de Leão XIV, falecido em abril.
Leia também
-
Israel devolve 45 corpos a Gaza após entrega de reféns pelo Hamas
-
Maduro agradece Lula e papa Leão XIV por pedidos de paz na Venezuela
-
Papa recebe premiê húngaro e debate guerra na Ucrânia e Oriente Médio
Cessar-fogo em Gaza
- No início desta semana, após o Hamas entregar os corpos de três reféns a Cruz Vermelha, Israel devolveu 45 corpos palestinos.
- O acordo, mediado por EUA, Egito, Catar e Turquia, previa trocas proporcionais entre reféns israelenses e mortos palestinos.
- Enquanto o governo de Benjamin Netanyahu confirma as identificações de reféns devolvidos pelo Hamas, o Ministério da Saúde de Gaza denuncia dificuldades para reconhecer as vítimas devido à falta de kits de DNA.
- Mesmo com a trégua em vigor, novos ataques em no último final de semana, Rafah deixaram dez mortos e centenas de feridos, colocando em dúvida a sustentação da paz.
O encontro entre Abbas e Leão XIV ocorre em meio à escalada de tensões entre Israel e grupos armados palestinos. Em julho, os dois já haviam discutido a situação em Gaza por telefone. No mês seguinte, o papa também se reuniu com o presidente israelense Isaac Herzog, reafirmando que “a solução de dois Estados é a única saída para a guerra atual”.
A posição da Santa Sé, de defesa do diálogo e da coexistência pacífica entre israelenses e palestinos, tem sido reiterada em diversas ocasiões. No entanto, o papa Leão XIV tem enfrentado críticas por manter contato diplomático com líderes de ambos os lados em meio à violência crescente na região.