Um relatório preliminar do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) divulgou detalhes sobre o objeto que atingiu o voo 1039 da United Airlines, com 112 passageiros, e feriu dois pilotos com estilhaços de vidro. O documento foi divulgado nessa quinta-feira (20/11).
O voo saiu de Denver com destino a Los Angeles, nos Estados Unidos, e precisou fazer um pouso de emergência em Salt Lake City, Utah, em 16 de outubro, após ser atingido por um objeto misterioso.
O que aconteceu?
- O objeto quebrou o para-brisa multicamadas da aeronave durante o voo e feriu o braço do piloto.
- Ferido, o piloto precisou realizar um pouso de emergência devido aos danos sofridos pela aeronave.
- Ao aterrissar, recebeu tratamento para ferimentos leves. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram como ficou o ferimento.
Segundo o relatório da NTSB, o objeto desconhecido seria um balão meteorológico comercial, um instrumento usado para coletar dados da atmosfera.
O capitão alertou o colega piloto após avistar o objeto, mas não conseguiu evitar o impacto com o para-brisa, que foi acompanhado de um “estrondo alto”, segundo a imprensa internacional.
O relatório apontou que ambos os pilotos ficaram feridos por estilhaços de vidro do para-brisa.
A WindBorne, empresa aeroespacial especializada em balões meteorológicos, iniciou uma investigação e acredita que um de seus balões atingiu a aeronave, ferindo os pilotos.
De acordo com a empresa, “o sistema foi projetado para ser seguro em caso de colisão em pleno ar”.
Apesar dos dados do NTSB indicarem que o balão pode ter sido a causa do acidente, ainda não está claro por que ele causou tantos danos, como o vidro quebrado.