Novo presidente do Peru, José Balcázar descarta indulto a ex-presidente

Últimas Notícias

O presidente peruano, José María Balcázar, descartou a concessão de indulto ao ex-presidente Pedro Castillo, que o havia solicitado formalmente na quinta-feira (19), argumentando que ele é alvo de “perseguição política”.

Balcázar, eleito recentemente pelo Congresso peruano para substituir o deposto José Jerí, afirmou em comunicado publicado no X que não tem em sua agenda “a concessão de qualquer clemência, como indultos, em favor de qualquer pessoa processada ou condenada” e que deseja “evitar interpretações distorcidas” sobre o mandato que exercerá.

“Nossa administração estará focada exclusivamente em garantir a segurança nacional, realizar eleições livres, justas e transparentes e assegurar a estabilidade econômica do país. Nada mais!”, declarou o presidente.

Na quinta-feira, Castillo enviou um pedido a Balcázar solicitando indulto. Em sua petição, o ex-presidente afirmou que a sentença de 11 anos de prisão que lhe foi imposta no final do ano passado por conspiração para cometer rebelião foi injusta.

Castillo tornou-se presidente em 2021, indicado pelo partido de esquerda Perú Libre, o mesmo partido de Balcázar. Em dezembro de 2022, ele tentou dissolver o Congresso, mas em seguida o próprio Legislativo o destituiu, ele foi preso e posteriormente processado.

O ex-presidente, que atualmente está preso na penitenciária de Barbadillo, afirmou em seu pedido de indulto que muitos outros peruanos o apoiam e acreditam que ele não deveria ter sido condenado.

A CNN entrou em contato com o advogado de Castillo, Walter Ayala, para comentar a recusa da Presidência peruana em conceder indulto ao seu cliente e aguarda uma resposta.

O episódio agrava as tensões políticas que o Peru vivenciou esta semana com a destituição de Jerí e a substituição de Balcázar, que deverá chefiar o governo até que o eleito nas próximas eleições assuma o comando do Poder Executivo em julho.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *