O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, disse, nesta sexta-feira (20), que a nova taxa global de 10% anunciada por Donald Trump não atrapalha a competitividade dos produtos brasileiros, já que todos os países terão os mesmos impactos.
O vice-presidente também celebrou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou grande parte do tarifaço de Trump, e classificou a medida como “importante”.
“Nós continuaremos com as negociações, sempre defendemos o diálogo e seguiremos fazendo isso com os Estados Unidos”, completou.
Alckmin também negou que o governo do Brasil tenha feito qualquer tipo de intervenção sobre a Justiça norte-americana — em resposta à declaração de Trump acusando a Corte de ceder a pressões estrangeiras.
“O governo brasileiro nunca entrou na Justiça para reaver as tarifas, toda a movimentação que ocorreu judicialmente foi interna dos EUA. Nós sempre fomos pela via da negociação”, afirmou Alckmin.
Sobre a aplicação da nova taxa de 10% pela Casa Branca, o vice-presidente ainda disse que o governo brasileiro vai aguardar os procedimentos jurídicos nos Estados Unidos para se posicionar melhor a respeito do tema.
“Ainda há muita dúvida de como as coisas ficaram, inclusive entre os americanos. Esperaremos as definições para orientar as empresas”, disse o vice-presidente.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa.
Fonte: CNN Brasil