O manganês é um dos minerais críticos que têm como principal uso a produção de aços resistentes. Nos últimos anos também tem ganhado destaque por seu papel na fabricação de baterias de carros elétricos, mercado que vem crescendo muito rapidamente.
O Brasil já foi um grande produtor de manganês, mas viu sua produção diminuir à medida que o interesse da Vale pelo mineral foi caindo. Além disso, a principal empresa desse mercado na América Latina, a Buritirama, enfrentou problemas econômicos e teve sua falência decretada em 2023.
Esta reportagem integra a série “Conheça os Minerais Críticos”, que tratará de oito minerais essenciais para a fabricação de produtos relacionados à transição energética: terras raras, níquel, lítio, nióbio, cobalto, cobre, manganês e grafite.
Veja abaixo mais detalhes sobre esse mineral:
COMO APARECE NA TERRA
- O manganês pode ser encontrado em mais de cem minerais
 - Está disperso em uma variedade de rochas sob a forma de óxidos
 - Os minerais mais comuns são a pirolusita, a psilomelana e a manganita
 
PRINCIPAIS USOS
Quase toda extração de manganês vai parar na siderurgia, para tornar o aço mais resistente. Mas há também aplicações desse metal em baterias, ligas de alumínio e tratamento de água.
CAMINHO ATÉ O USO
Um dos principais produtos de manganês é o ferromanganês, usado na fabricação de aço.
A África do Sul abriga as maiores reservas desse metal, seguida de Austrália, China e Brasil.
PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM
A África do Sul também é o país que mais produz manganês, seguida de Gabão e Austrália.
ONDE ESTÃO AS RESERVAS NO BRASIL
As principais reservas de manganês no Brasil estão, sobretudo, no sudeste do Pará, na região de Carajás.
PAÍSES QUE MAIS REFINAM
A China é dona de mais 90% da capacidade de refino do manganês para seu uso em baterias, seguida de Europa e Japão. Os chineses também são os maiores produtores de ferro-silício-manganês, responsáveis por 68% do fornecimento mundial; a Índia é a segunda, com 14%. Já no ferromanganês de alto carbono, apesar de também liderar o fornecimento, a China é responsável por 38% da produção, contra 26% da Índia, 8% do Japão e 7% da Malásia. Os chineses também são donos de 44% da produção de ferromanganês com menor teor de carbono, e a Índia, 22%. Os dados são do Instituto Internacional do Manganês.
- South32 (Austrália)
 - Ntsimbintle Holdings (África do Sul)*
 - Eramet (França)
 - Assmang (África do Sul)
 - China Minmetals (China)
 - Sinosteel (China)
 
*Os principais ativos de manganês da Ntsimbintle Holdings estão em processo de transferência para a também sul-africana Exxaro
MAIORES EMPRESAS NO BRASIL
A maior empresa de manganês da América Latina, a Buritirama, é brasileira. No entanto, a mineradora, que opera no Pará, teve sua falência decretada em 2023 pela Justiça brasileira por dívidas com a empresa holandesa C. Steinweg Handelsveem e tenta reverter a decisão. Já a LHG Mining, dos irmãos Batistas, é a segunda maior mineradora desse mercado do país. A empresa comprou ativos da Vale no Mato Grosso do Sul em 2022. A Vale, por sua vez, já foi uma das maiores empresas de manganês do país, mas vendeu seus principais ativos em 2021 –e desde 2023 não vende quantidades significativas do mineral.
Do lado das processadoras de manganês, a Maringá Ferro-Liga, que tem indústria no estado de São Paulo, e a Nexus Ligas, com fabricação em Minas Gerais, são as maiores brasileiras na produção de ligas de manganês, tanto com ferro quanto com silício.