Durante encontro informal no Canadá, o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, concordaram em agendar uma nova reunião presencial para discutir o tarifaço. A informação foi confirmada ao Metrópoles por fontes ligadas ao Itamaraty.
Vieira e Rubio estão no Canadá, onde participam da reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 nesta quarta-feira (12/11).
Conforme antecipado pela coluna Igor Gadelha, Mauro Vieira informou à sua contraparte que uma proposta de negociação sobre as tarifas norte-americanas foi enviada pelo Brasil aos EUA no último dia 4 de novembro, após reunião virtual entre as partes.
Na conversa às margens da cúpula do G7, o ministro das Relações Exteriores do Brasil reiterou a importância de avançar nas negociações.
Desde julho, alguns produtos brasileiros estão taxados em 50% pelo governo norte-americano, afetando principalmente setores do Agronegócio e da Indústria.
Apesar do plano de fundo político que cercava a medida, com o próprio presidente dos EUA alegando que a tarifa era uma resposta ao processo judicial contra Jair Bolsonaro, a tensão entre Brasil e EUA baixou em setembro deste ano.
Na época, Trump encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU, e disse que teve uma “química excelente” com o líder brasileiro. Cerca de um mês depois, os dois presidente se reuniram na Malásia, e determinaram a abertura das negociações sobre o tarifaço.