O filme “Manas“, da cineasta Marianna Brennand, será exibido gratuitamente na próxima terça-feira (11), às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A sessão integra a programação do Ciclo de Cinema e Psicanálise, uma parceria do museu com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com apoio da Folha.
Premiada no Festival de Veneza com o troféu de direção na mostra paralela Jornada do Autor, a obra será tema de uma conversa com a psicanalista Elisabeth Antonelli e a diretora presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer. A mediação será da psicanalista Luciana Saddi.
A produção é inspirada em casos de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, no Pará, onde a diretora realizou uma pesquisa sobre o tema. A ideia inicial —produzir um documentário retratando a situação no Norte do país— deu lugar à ficção, uma alternativa para não expor meninas vítimas de abuso diante das câmeras e, de algum modo, evitar que revivessem o trauma.
A trama acompanha uma garota de 13 anos que vive com a mãe, o pai e três irmãos menores em uma casa de palafita, cercada pela porção paraense da floresta amazônica. A narrativa mostra como ela é gradualmente cercada pelos olhares predatórios dos homens à sua volta.
O evento acontece no auditório do MIS (avenida Europa, 158 – Jardim Europa). Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do museu, com uma hora de antecedência.