Mais de mil artefatos são roubados do Museu de Oakland - 31/10/2025 - Ilustrada

Mais de mil artefatos são roubados do Museu de Oakland – 31/10/2025 – Ilustrada

Cultura Entretenimento Últimas Notícias


Mais de 1.000 objetos, incluindo joias, daguerreótipos, laptops, antiguidades indígenas americanas e outros artefatos foram roubados do Museu de Oakland, na Califórnia, segundo informou a polícia da cidade na última quarta-feira, 29.

De acordo com a polícia, pouco antes das 3h30 da manhã do dia 15 de outubro, alguém invadiu o depósito externo do museu, onde as peças estavam guardadas. Nenhum funcionário estava presente no momento do assalto, que só foi descoberto no dia seguinte.

O museu afirmou que optou por não divulgar o roubo imediatamente ao público para não comprometer a investigação, que está sendo conduzida pela polícia de Oakland em parceria com a divisão de crimes contra a arte do FBI.

“O roubo que ocorreu representa um ato audacioso que priva o público do patrimônio cultural do nosso estado”, disse em comunicado Lori Fogarty, diretora executiva do museu. “Estamos trabalhando em estreita parceria com a cidade de Oakland, o departamento de polícia e o FBI para garantir que esses objetos sejam recuperados.”

Ainda não está claro quantas pessoas participaram do crime, e o museu ainda não determinou o valor total dos itens roubados.

Um porta-voz do museu declarou acreditar que o roubo foi “um crime de oportunidade, não um assalto sofisticado cometido por criminosos experientes.”

Um representante do FBI não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.

Embora a maioria dos itens roubados fossem lembranças comuns, como bottons políticos, fitas de premiação e moedas comemorativas, outros objetos incluíam colares da artista Florence Resnikoff, que viveu em Oakland, e um par de presas de morsa entalhadas no século XIX.

O Museu de Oakland da Califórnia se descreve como “uma das principais instituições culturais da região da baía de São Francisco e um centro de pesquisa e compreensão do patrimônio cultural e ambiental dinâmico da Califórnia”. Segundo o museu, sua coleção contém mais de 2 milhões de objetos.

O depósito onde ocorreu o roubo —localizado fora do campus principal do museu, no centro de Oakland— abriga muitas peças acessíveis a pesquisadores e curadores. Fogarty afirmou a jornalistas que o local era protegido por câmeras de segurança e sistema de alarme.

O anúncio do roubo em Oakland ocorre ao mesmo tempo em que a polícia da França prendeu mais cinco pessoas em conexão com o ousado roubo de algumas das joias da coroa do país, avaliadas em mais de 100 milhões de dólares, no Museu do Louvre, em Paris, no dia 19 de outubro.

As autoridades francesas já haviam prendido dois outros suspeitos desse crime no início da semana.



Fonte Original (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *