O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, na manhã desta segunda-feira (17/11), com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, por telefone. O diálogo ocorre às vésperas da viagem do petista a Johanesburgo para participar da Cúpula de Líderes do G20, em 22 e 23 de novembro. Atualmente, o bloco é presidido pelo país sul-africano.
De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 40 minutos, e os dois conversaram sobre os projetos da África do Sul à frente do G20, especialmente o Grupo de Especialistas em Desigualdade, presidido pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz.
Leia também
-
Lula discursa por “rompimento definitivo” com negacionismo e fascismo
-
Indicação de Messias está nas mãos de Pacheco, dizem ministros de Lula
-
Lula manda recado a estudantes no 2º dia de provas do Enem 2025
-
Líder do governo Lula quer projeto para combater vício em jogos de azar
Os líderes ainda alinharam uma reunião bilateral, que ocorrerá à margem da Cúpula, com o objetivo de aprofundar as relações comerciais entre os países. Lula também parabenizou Ramaphosa, que comemora 73 anos nesta segunda.
O presidente brasileiro embarca para o continente africano no fim da semana. Além participar do encontro de líderes em Johanesburgo, ele fará uma visita a Moçambique, em comemoração ao cinquentenário das relações diplomáticas.