O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder argentino, Javier Milei, se reencontraram na manhã deste sábado (20/12), em Foz do Iguaçu (PR), onde os dois participam da 67ª Cúpula de chefes de Estado do Mercosul. Na imprensa estrangeira, chamou atenção o a cumprimento “frio” entre os líderes. Veja:
| El frío saludo entre Lula da Silva y Javier Milei en la cumbre del Mercosur
— Avellaneda_Real (@avellaneda_real) December 20, 2025
Leia também
-
Ao lado de Milei e Peña, Lula posa para foto com líderes do Mercosul
-
Milei posta imagem que mostra Brasil como favela e Argentina futurista
-
UE espera assinar acordo com Mercosul em 12 de janeiro
-
Sem fechar acordo com a UE, Lula faz pedido a colegas do Mercosul
Milei e Lula se encontraram antes da reunião de líderes, que teve início por volta das 9h50 deste sábado. Em um vídeo, os dois aparecem se cumprimentando rapidamente e, em seguida, posam para foto ao lado do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno.
O La Nacion descreveu o encontro como um “aperto de mãos, sem sorrisos e mantendo um distanciamento físico considerável”. O Clarín destacou: “A recepção fria entre Javier Milei e Lula da Silva”.
Inicialmente, o governo argentino havia sinalizado que o chefe da Casa Rosada não compareceria à reunião, mas, nos últimos dias, ficou acertada a presença dele.
Recentemente, o argentino causou polêmica ao publicar uma foto que retrata o Brasil e outros países sul-americanos com governos de esquerda como favelas. Em contraposição, a Argentina (além de Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru) aparecem com uma visão futurista e desenvolvida.
| El frío saludo entre Lula da Silva y Javier Milei en la cumbre del Mercosur