As Brigadas al-Qassam, braço armado do Hamas, anunciaram, nesta terça-feira (4/11), ter encontrado o corpo de um soldado israelense no bairro de Shujayea, no centro de Gaza, durante as operações de busca por corpos de reféns israelenses, em cumprimento à primeira fase do cessar-fogo com Israel.
Ainda segundo o grupo radical, “estão sendo tomadas as medidas para entregar o corpo a Israel”.
O grupo também anunciou que foi permitida a entrada de equipamentos de engenharia e o acompanhamento de equipes das Brigadas al-Qassam junto a Cruz Vermelha nas operações de busca por corpos dentro da “linha amarela”.
Segundo eles, os equipamentos contribuíram “significativamente para acelerar a recuperação dos corpos e levaram à descoberta de vários deles”.
Dificuldade
Nas últimas semanas, o grupo extremista afirmou ter dificuldades para recuperar os corpos, que se encontram sob os escombros dos edifícios destruídos em Gaza.
No último sábado (1°/11), eles pediram por equipamentos e pessoal para trabalhar na recuperação dos corpos.
Israel, por sua vez, acusou o Hamas de simular a recuperação dos corpos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores israelense, o grupo já saberia a localização dos reféns restantes, mas estaria reenterrando os corpos para encenar uma suposta descoberta com o uso de equipamentos da Cruz Vermelha.
Até o momento, a primeira fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza — que inclui a troca de corpos de reféns israelenses e prisioneiros palestinos — ainda está em andamento.