Ícone de sino para notificações

Hamas confirma a morte do principal porta-voz do grupo

Mundo


O Hamas confirmou a morte de Abu Obeida, que por anos atuou como o principal porta-voz do grupo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29/12) em um comunicado publicado no Telegram.

A confirmação ocorreu meses após as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciarem o assassinato de Obeida, durante um ataque na Faixa de Gaza. Desde então, o Hamas ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

Obeida atuava como porta-voz do Hamas desde meados de 2007, e sempre realizava aparições com o rosto coberto pelo tradicional lenço palestino keffiyeh.

Além disso, o grupo palestino também confirmou o assassinato de outros quadros importantes do braço armado da organização, como o ex-líder do Hamas em Gaza, Mohammed Sinwar.

Mesmo com violações por parte de Israel, a guerra na Faixa de Gaza está em estado de cessar-fogo desde o início de outubro. Apesar do relativo sucesso da trégua, mediada pelos Estados Unidos, obstáculos ainda impedem que o plano avance para a segunda fase — onde estão previstos, entre outros pontos, o desarmamento Hamas, um novo governo para o enclave palestino e a reconstrução da região.

Entre eles, o retorno do corpo de Ran Gvili, o último refém israelense que ainda está em Gaza. O tema uma das pautas do encontro entre o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder norte-americano Donald Trump, realizado nesta segunda-feira nos EUA. 



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *