Ícone de sino para notificações

Groenlândia diz que defesa da ilha é responsabilidade da Otan

Mundo


O governo da Groenlândia afirmou, nesta segunda-feira (12/1), que vai aumentar os esforços para garantir que a defesa do território no Ártico continue sendo feita sob a coordenação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A declaração ocorre em meio ao aumento da pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defende a anexação da ilha para protegê-la da Rússia e da China.

“A Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca e da OTAN por meio do Reino Dinamarquês. Isso significa que nossa segurança e defesa pertencem à Otan. É uma linha básica e fixa. Nosso país é de importância estratégica e nossa segurança é importante. Portanto, o Governo da Groenlândia trabalhará para garantir que o desenvolvimento da defesa na Groenlândia e arredores ocorra em estreita cooperação com a OTAN”, disse o primeiro-ministro groenlandês, Jens-Frederik Nielsen.

Nas últimas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre a anexação da Groenlândia, mesmo reconhecendo que qualquer ação militar contra a ilha seria considerada uma agressão direta à Dinamarca, país-membro da aliança militar.

Na sexta-feira (9/1), Trump afirmou que os Estados Unidos tomariam “alguma providência” para anexar a Groenlândia, “do jeito fácil ou do jeito difícil”. O norte-americano disse ainda que estava disposto a sacrificar a Otan para conseguir a ilha.

Durante uma reunião com executivos do setor petrolífero, o republicano disse que a medida seria necessária por razões de segurança e citou a presença de Rússia e China na região. Segundo ele, Washington não permitiria que os dois países ampliassem influência no Ártico.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *