Os Estados Unidos interceptaram o terceiro navio petroleiro próximo à costa da Venezuela em meio ao bloqueio marítimo ordenado pelo governo de Donald Trump. A informação sobre a interceptação é da agência de notícias Bloomberg. A Reuters diz que o navio estaria ainda sendo perseguido pela Marinha dos EUA até a publicação desta reportagem. E embarcação seria o petroleiro Bella 1, de bandeira panamenha, que havia sido alvo de sanções dos EUA.
A ação acontece após o Trump anunciar que bloquearia navios “petroleiros sancionados” na região do Caribe venezuelano. A primeira apreensão de um navio venezuelano ocorreu no dia 10, e a noticiada neste domingo (21/12) é a segunda neste fim de semana.
Para a Reuters, um oficial americano afirmou que a Guarda Revolucionária dos EUA está em busca da embarcação da frota clandestina sancionada. Segundo a fonte, o navio está navegando sob ordem judicial de apreensão e bandeira falsa.
A apreensão de navios petroleiros faz parte de ordem, emitida por Trump, para o bloqueio aéreo e naval à Venezuela. A medida inclui a interceptação de navios sancionados pelos norte-americanos que entrem na Venezuela ou saiam do território venezuelano transportando petróleo.
A medida de interceptação das embarcações petrolíferas da Venezuela ocorreu diante da escalada de tensão entre os dois países. Segundo Trump, isto será feito até que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deixe o país.
Até o momento, o governo Trump ainda não se manifestou.
Matéria em atualização.