Ícone de sino para notificações

EUA atacam mais “narcoterroristas” no Pacífico; há ao menos 6 mortos

Mundo


O governo Trump ordenou ataques letais a mais duas embarcações na região leste do Oceano Pacífico. A ofensiva, realizada nesse domingo (9/11) e divulgada pelo secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, deixou ao menos seis mortos. Hegesth afirma que os bombardeios aos barcos nesta rota marítma estão “protegendo a pátria” ao matar “terroristas de cartéis”, que, segundo ele, atuam transportando drogas na costa litorânea.

“Ontem, sob ordens do presidente Trump, dois ataques letais com munição real foram realizados contra duas embarcações operadas por organizações terroristas designadas. Nossos serviços de inteligência sabiam que essas embarcações estavam associadas ao contrabando de narcóticos, transportavam drogas e transitavam por uma rota conhecida de narcotráfico no Pacífico leste”, afirmou o secretário, na rede social X.

Os EUA empreendem ofensivas navais, com o suporte de caças F-35 desde agosto deste ano. Os ataques, que se iniciaram no Caribe, próximo à costa da Venezuela, agora se estendem ao Oceano Pacífico e o governo norte-americano afirma que as ações militares são para combater o narcotráfico, alegando que estas rotas marítmas são usadas para o contrabando de narcóticos.

Os ataques nestas duas áreas litorâneas resultaram em mais de 60 mortos desde que foi ordenada a mobilização naval. A série de ofensivas ocorre em meio à escalada das tensões com a Venezuela, com navios de guerra norte-americanos montando um “cerco” próximo ao país (no Caribe) e exterminando pessoas em embarcações consideradas “suspeitas”, alegando que são “narcoterroristas”.

“Ambos os ataques foram realizados em águas internacionais e havia três narcoterroristas do sexo masculino a bordo de cada embarcação. Todos os seis foram mortos. Nenhum militar americano ficou ferido. Sob a liderança do Presidente Trump, estamos protegendo a pátria e eliminando esses terroristas de cartéis que desejam prejudicar nosso país e seu povo”, declarou Hegseth.

Cartel de los Soles

A argumentação de combater o narcotráfico é usada desde o início dos ataques, quando o governo norte-americano acusou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de liderar o Cartel de los Soles e ordenou a mobilização naval para exterminar supostos narcotraficantes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) condena as ações militares dos EUA contra embarcações no Caribe e no Oceano Pacífico e afirmou que estes ataques violam o direito internacional e são “inaceitáveis”. Volker Türk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humano pediu investigações “rápidas, independentes e transparentes” sobre esses ataques.





Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *