Eduardo Bolsonaro encontra militar de Israel alvo da Justiça no Brasil - destaque galeria

Eduardo Bolsonaro encontra militar de Israel alvo da Justiça no Brasil

Mundo


Em visita a Israel, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se reuniu com Yuval Vagdani, soldado do país que foi alvo da Justiça brasileira em janeiro deste ano. Imagens do encontro foram compartilhadas pelo parlamentar nesta quinta-feira (4/12).

De acordo com uma publicação do militar das Forças de Defesa de Israel (FDI), os dois conversaram, trocaram presentes e discutiram sobre o povo israelense.

Veja: 

3 imagensSoldado de Israel estava em férias no BrasilEduardo Bolsonaro encontra militar de Israel alvo da Justiça no Brasil - imagem 3Fechar modal.MetrópolesEduardo Bolsonaro encontra militar de Israel alvo da Justiça no Brasil - imagem 11 de 3Reprodução/InstagramSoldado de Israel estava em férias no Brasil2 de 3

Soldado de Israel estava em férias no Brasil

Reprodução/Redes SociaisEduardo Bolsonaro encontra militar de Israel alvo da Justiça no Brasil - imagem 33 de 3Dave G. Houser/Getty Images

O nome de Yuval ganhou as manchetes em janeiro deste ano, após a Justiça Federal determinar que a Polícia Federal (PF) o investigasse por suspeitas de crimes de guerra praticados durante a ofensiva na Faixa de Gaza. 

A queixa foi apresentada ao judiciário brasileiro pela Fundação Hind Rajab (HRF), que atua denunciando crimes contra a humanidade, crimes de guerra e violações de direitos humanos praticados na Palestina.

Leia também

Conforme mostrou o Metrópoles, o militar das FDI foi acusado de participar da demolição de um quarteirão residencial em Gaza — que servia como abrigo para palestinos deslocados no enclave por conta do conflito — com explosivos, fora de combate, em novembro de 2024. O caso configuraria crime de guerra.

O pedido para que Yuval fosse investigado em solo brasileiro se baseia no Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário, e que criou o Tribunal Penal Internacional (TPI). Por isso, o país é obrigado a garantir que crimes previstos no regimento da Corte seja investigados.

Com a ajuda da embaixada israelense no Brasil e do Mossad, o serviço secreto de Israel, o soldado deixou o Brasil antes que qualquer providência fosse tomada pela PF. Da Bahia, onde passava férias, Yuval viajou para a Argentina, onde foi recebido pela representação diplomática de seu país e encaminhado para Israel.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *