Do barracão da Viradouro a Milão: a criação da fantasia de Juliana Paes

Últimas Notícias

Em 2026, o Carnaval do Rio de Janeiro ficará marcado não apenas pelo título icônico da Unidos do Viradouro, mas por um encontro entre o samba e a moda internacional.

No centro dessa narrativa está Juliana Paes, 46, que retornou ao posto de rainha de bateria da escola campeã de Niterói, que fez uma homenagem ao próprio mestre de bateria, Ciça, uma das figuras mais potentes da folia carioca.

Para vestir esse sentimento, o stylist Yan Accioli orquestrou uma operação que uniu o barracão da agremiação de Niterói aos ateliês de Milão.

 

Em entrevista à CNN Brasil, ele admite que se considerava quase “aposentado” da festa até o convite da atriz, e detalha como a parceria com a grite italiana Dolce & Gabbana transformou o desfile em um evento de alta-costura a céu aberto.

O conceito: realeza literal

Diferentemente das fantasias que apostam no brilho abstrato, o figurino de Juliana foi pensado para dialogar com a história da escola e o enredo de Tarcísio Zanon. “A rainha tem esse papel de conduzir e orquestrar a bateria. Seu look, em hipótese nenhuma, pode destoar da história”, conta.

“Desde o começo, entendemos que a Juliana teria que vir como rainha no sentido literal: imponente, luxuosa, com uma estética de realeza. Foi aí que surgiu a ideia da criação do look com a Dolce & Gabbana, que traduzia perfeitamente esse briefing de opulência e tradição”, acrescenta.

Yan Accioli foi o stylist responsável pela fantasia de Juliana Paes em desfile da Viradouro 2026 • Acervo Pessoal

A logística da peça foi um intercâmbio cultural. Enquanto o barracão da Viradouro cuidava da engenharia — os moldes de ferragem, o sutiã e a estrutura de cabeça foram feitos diretamente no corpo da atriz —, o acabamento foi digno de tapete vermelho europeu.

“Mandamos esses moldes para Milão para eles adereçarem. No meio de janeiro, o time da D&G veio para o Brasil e literalmente acampou no barracão da Viradouro”, revela o stylist. O rigor técnico impressiona: foram cerca de 250 horas de trabalho manual.

“Optamos por cristais Swarovski aplicados um a um, todos bordados à mão. Não há uso de cola quente — justamente porque a proposta era trazer a alta-costura para o samba. O veludo é italiano, de altíssima qualidade, e as penas são de reuso, doadas pela própria escola”, entrega.

Veja detalhes do processo criativo da fantasia de Juliana Paes • Acervo Pessoal

Segundo Yan, as artesãs italianas responsáveis pelo bordado são fãs confessas de Juliana Paes por conta das novelas brasileiras exibidas na Europa. Uma delas fez questão de vir ao Brasil para dar os pontos finais na peça.

Conforto como prioridade

Apesar do luxo, o conforto e a performance de Juliana eram prioridade. Yan conta que a atriz, veterana de avenida, opinou em cada detalhe ergonômico. No entanto, um item específico trouxe o peso da história: um cetro vindo de um antiquário europeu, especializado em peças de nobreza e igrejas antigas, alugado pela D&G.

Mesmo com meses de planejamento, o “improviso” do Carnaval se fez presente faltando 72 horas para o desfile.

“A capa virou removível três dias antes, assim que fizemos o ensaio subindo no carro. A gente chegou à conclusão de que se ela subisse com a capa, poderia enrolar nos canhões que tinha no carro. Mas logo dei a ideia de transformarmos a peça em removível”, diz.

Juliana Paes no desfile da Viradouro 2026 • Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

O sentimento de vitória

Para Yan, o título da Viradouro em 2026 coroa um processo onde a única exigência de Juliana Paes era a diversão. Ver a “Rainha do Niterói” ao lado de Mestre Ciça foi o ápice de uma carreira de duas décadas na Sapucaí.

“A gente vê que a emoção ainda tem um lugar muito cativo nos desfiles e não existe Carnaval sem emoção”, reflete.

“Essa rainha não vem na frente, ela não vem atrás, ela vem do lado desse rei. Foi muito marcante quando vimos o rei, a rainha e os presidentes subindo a escada do carro”, conclui.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *