Rio de Janeiro (RJ) – Algoz do carioca João Fonseca, o peruano Ignacio Buse aprontou mais uma no Rio Open. Em uma sexta-feira de mais chuva, ele superou as interrupções (que somaram mais de 1h) para bater o italiano Matteo Berrettini em três sets, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/3, depois de 2h19 de confronto.
Será a segunda semifinal da carreira de Buse em nível ATP, repetindo o resultado de Gstaad, em julho do ano passado. Ele ainda não tem definido seu próximo adversário, que sairá do duelo entre o argentino Thiago Tirante e o chileno Alejandro Tabilo, que fecham o da na quadra 1.
Berrettini perdeu o saque logo no primeiro game da partida e esta quebra acabou sendo crucial para Buse largar na frente. Tirando os dois break-points que enfrentou no quarto game, o peruano se mostrou muito consistente, se segurou quando atacado pelo forehand do italiano e aproveitou as oportunidades que teve para desferir alguns winners.
Além do jogo sólido, Buse também soube explorar o revés de Berrettini, jogando lá bolas altas e fundas toda vez que pressionado. Assim ele não só administrou a vantagem até o final, mas também anotou novo break no nono e último game.
Na segunda parcial, as coisas mudaram um pouco de panorama, com o italiano conseguindo se impor mais e o adversário não mantendo o mesmo nível. Uma quebra logo no terceiro game abriu a porta para Berrettini, que ampliou a vantagem com novo break no quinto e chegou a abrir 5/1. Buse salvou dois set-points sacando no sétimo e logo em seguida foi superado.
Foi então que o fator externo do clima entrou em ação. Logo após um game disputado no terceiro set, a chuva interrompeu a partida e freou o melhor momento de Berrettini. Veio então uma longa paralisação com idas e vindas até que a partida foi retomada e o italiano foi quebrado logo na sequência.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Repetiu-se a história do primeiro set, em que a vantagem no placar deixou Buse mais confortável em quadra. Do outro lado, precisando arriscar mais para se recuperar e com a quadra mais pesada, Berrettini novamente não teve forças para uma reviravolta.
Ainda houve mais uma pausa por causa de chuva, que veio exatamente quando o italiano iria sacar pressionado em 2/5. Entre idas e vindas, muita reclamação de Berrettini pelo clima. Depois de mais um tempo parado, ele voltou e confirmou o saque, mas em seguida Buse fez o mesmo e se garantiu na semi.
Fonte: UOL ESPORTES