Boric vota pela última vez como presidente do Chile neste domingo

Mundo


O presidente do Chile, Gabriel Boric, votou neste domingo (14/12) pela última vez como presidente, no segundo turno para eleger seu sucessor. Mais de 15,6 milhões de pessoas estão aptas a votar, escolhendo entre o ultradireitista José Antonio Kast, apelidado de “Bolsonaro chileno”, e a candidata comunista Jeannette Jara.

Nas redes sociais, Boric defendeu a importância da democracia, que decidirá quem liderará o Chile nos próximos quatro anos.

“Na minha última votação como Presidente da República, quis convidar toda a cidade para fazer parte da decisão democrática que decidirá quem liderará nosso país durante os próximos quatro anos. É através do voto que podemos seguir construindo um destino comum, independente das políticas diferenciais legítimas que existem”, afirmou Boric.

Leia também

Ele acrescentou que o Chile é um só, e quem “eleito presidente ou presidenta receberá todo o apoio institucional desde o primeiro momento, para que a transição ocorra de forma adequada, como honra a nossa tradição republicana”.

“Nosso processo eleitoral é um exemplo para o mundo, e por isso devemos nos orgulhar. Em minha última votação, quero reconhecer novamente o Servel, os mesários e fiscais de mesa, bem como tantas instituições essenciais que fazem desta jornada um dia exemplar”, pontuou o presidente chileno.

No Chile, uma lei impede que o presidente Gabriel Boric tente a reeleição consecutiva.

As pesquisas projetam entre 55% e 60% dos votos para Kast, que transformou a pauta da segurança pública em motor de sua campanha. Jara, embora tenha liderado a votação inicial por margem estreita, enfrenta agora a consolidação de uma ampla frente de direita em torno do adversário.

O presidente eleito em 11 de março de 2026 terá que lidar com um Parlamento dividido.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *