Ícone de sino para notificações

Blue Origin lança o foguete New Glenn em missão rumo a Marte

Mundo


A Blue Origin realizou, nesta quinta-feira (12/11), o segundo lançamento do New Glenn, seu foguete mais poderoso. A decolagem ocorreu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), após uma série de adiamentos provocados pelo clima, tanto terrestres quanto espaciais.

Assista:

O voo não teve tripulação. A bordo do New Glenn seguiram apenas as duas sondas da missão Escapade, desenvolvidas para viajar até Marte. Os equipamentos vão orbitar o planeta vermelho a partir de posições diferentes, permitindo análises detalhadas sobre a atmosfera marciana e sua evolução ao longo do tempo.

O lançamento marca mais um passo da empresa de Jeff Bezos na disputa direta com a SpaceX, de Elon Musk, pelo mercado de lançamentos comerciais e por contratos ligados à Nasa.

O projeto integra esforços científicos da Nasa para aprofundar a compreensão sobre o clima de Marte e preparar futuras iniciativas que envolvam a presença humana no planeta.

Lançamento após mudanças de janela e alerta solar

O voo desta quinta-feira ocorreu depois de sucessivos adiamentos. No domingo (9/11), o lançamento havia sido suspenso por causa das condições meteorológicas na Flórida. Já a tentativa mais recente, nessa quarta (12/11) foi postergada devido à intensa atividade solar registrada nas últimas semana.

Segundo a Blue Origin, partículas carregadas emitidas pelo Sol podem afetar sistemas e cargas úteis durante a viagem espacial. O Centro de Previsão do Clima Espacial chegou a emitir alerta de tempestade geomagnética “severa”, que também resultou em auroras boreais visíveis em regiões incomuns, chegando até o sul do Texas.

Mesmo diante das mudanças de agenda, a companhia afirmou, em postagem no X (antigo Twitter), que o New Glenn estava pronto e que avaliava novas janelas de lançamento.

Bezos x Musk

A missão também despertou atenção pela disputa comercial entre Jeff Bezos e Elon Musk. O New Glenn é a aposta da Blue Origin para concorrer diretamente com a Starship, o foguete de grande porte da SpaceX.

A rivalidade se intensificou nos últimos anos, principalmente em torno do programa lunar Artemis, da Nasa. A agência chegou a considerar mudanças nos contratos com a SpaceX após atrasos na entrega de etapas importantes do projeto.





Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *