A Casa Branca informou que o governo interino da Venezuela, liderado por Delcy Rodríguez, tem sido “extremamente” cooperativo com os Estados Unidos, e agradado do presidente Donald Trump. A manifestação, positiva para as atuais autoridades de Caracas, foi divulgada pela porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, nesta quinta-feira (15/1).
Durante coletiva de imprensa, Leavitt foi questionada se o mandatário dos EUA confia no atual comando venezuelano, composto majoritariamente por figuras ligadas ao chavismo.
“Eles têm sido extremamente cooperativos”, declarou a porta-voz da Casa Branca. “O presidente gosta do que está vendo, nós esperamos que essa cooperação continue”.
Um dia antes da declaração do governo norte-americano, Trump e a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, conversaram por telefone. Depois do contato, o presidente dos EUA classificou sua contraparte venezuelana como uma “pessoa incrível”, e alguém que tem “trabalhado muito bem” com Washington.
Desde a captura de Nicolás Maduro, no início de janeiro, a nova administração venezuelana tem dado sinais positivos aos interesses norte-americanos no país. Entre eles, acordos envolvendo o petróleo da Venezuela, a libertação de presos políticos e o restabelecimento de laços diplomáticos com os EUA.
A manifestação da Casa Branca surge no mesmo dia em que Trump recebe María Corina Machado em Washington. O encontro entre as duas lideranças políticas é o primeiro desde a queda de Maduro.
Mesmo que tenha apoiado a oposição liderada por Machado, o presidente dos EUA já deu sinais de que os planos norte-americanos para a Venezuela podem não incluir a política. Isso porque, segundo Trump, a mesma não possuí o “respeito de todo o país” para governar a nação.