O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, no Salão Oval da Casa Branca, nesta sexta-feira (20/11).
Será o primeiro encontro do republicano com o democrata socialista. Segundo Trump, a reunião será realizada após pedido de Mamdani.
“O prefeito comunista da cidade de Nova York, Zohran “Kwame” Mamdani, pediu uma reunião. Concordamos que esse encontro acontecerá no Salão Oval na sexta-feira, 21 de novembro. Mais detalhes em breve”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
Rivalidade
No começo de novembro, o democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições de Nova York e será o próximo prefeito da maior cidade dos Estados Unidos.
O democrata torna-se o mais jovem a ser eleito para o cargo e é o primeiro muçulmano a vencer o pleito para a maior cidade dos EUA.
Zohran Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, é filho de mãe indiana e de pai ugandês. Cresceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mudou-se para Nova York aos sete anos. A ascensão de Mamdani ocorreu, principalmente, durante a gestão de Trump. O socialista se colocou como antagonista ao líder da Casa Branca, e com isso conquistou apoiadores e desafetos.
Trump é um ferrenho crítico de Mamdani e costuma chamá-lo de “o comunista”. Nas vésperas da eleição, o republicano ameaçou cortar verbas federais para Nova York caso o candidato democrata fosse eleito prefeito.
“Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito da cidade de Nova York, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais, além do mínimo exigido, para minha amada cidade natal, porque, como comunista, esta cidade, que um dia foi grandiosa, tem zero chance de sucesso, ou mesmo de sobrevivência!”, escreveu o republicano.