Após o encontro no Salão Oval da Casa Branca, nesta terça-feira (3/2), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, trocou gestos de cordialidade com Donald Trump, como um “flerte” político que deixou a impressão de que as relações entre os dois estariam momentaneamente bem resolvidas.
Nas redes sociais, Petro publicou uma foto em que aparece apertando a mão de Trump e exibindo um autógrafo do republicano. Na dedicatória, Trump escreveu: “Gustavo: Uma grande honra. Eu amo a Colômbia”.
Em outra publicação, o presidente colombiano mostrou um presente recebido do líder norte-americano: um livro de Trump, com a dedicatória, “Petro você é incrível”.
Na legenda, o colombiano brincou: “O que Trump quis dizer nesta dedicatória? Não entendo inglês muito bem”.
“Gustavo: Un gran Honor.
Amor a Colombia”. Donald Trump. pic.twitter.com/1Tl7eIbAPr— Gustavo Petro (@petrogustavo) February 3, 2026
Um ano de choques diplomáticos
- Os afagos trocados nesta terça ocorre após um período de forte desgaste na relação entre Bogotá e Washington.
- Ao longo do último ano, Trump acusou publicamente Petro de “liderar o tráfico de drogas” e chegou a suspender subsídios destinados à Colômbia.
- Petro afirmou que Trump estaria “planejando um golpe de Estado” contra seu governo.
- O presidente colombiano também passou a criticar com mais frequência a presença militar norte-americana na América Latina e no Caribe, além de condenar bombardeios realizados por forças dos EUA na região.
Pós-reunião
A Presidência da Colômbia declarou que o encontro, começou com um cumprimento no Salão Leste e seguiu para uma conversa no Salão Oval, com a presença das delegações colombiana e norte-americana.


