Os Estados Unidos prorrogaram por mais 180 dias a suspensão de um amplo pacote de sanções contra a Síria. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10/11), após o encontro do presidente norte-americano Donald Trump com o novo líder sírio, Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca.
A decisão, formalizada em comunicado conjunto dos Departamentos do Tesouro, Estado e Comércio, renova a isenção concedida em maio sob a Lei César de Proteção Civil da Síria (2019) — legislação que havia imposto severas restrições econômicas ao antigo governo de Bashar al-Assad.
Segundo o documento, a suspensão autoriza empresas a exportar bens civis básicos, softwares e tecnologias de origem americana para a Síria sem necessidade de licença especial. Entretanto, continuam proibidas transações com governos ou entidades ligadas à Rússia e ao Irã, além de produtos listados na Lista de Controle de Comércio.
Reaproximação histórica
O gesto marca o ponto mais alto da reaproximação entre Washington e Damasco desde a deposição de Assad, no fim do ano passado. Ahmed al-Sharaa, que liderou as forças rebeldes que derrubaram o antigo regime, tornou-se o primeiro chefe de Estado sírio a visitar oficialmente a Casa Branca desde a independência do país, em 1946.
Sua ascensão, no entanto, é controversa: o novo presidente foi comandante do Hayat Tahrir al-Sham (HTS), grupo que teve vínculos com a Al-Qaeda e foi removido recentemente das listas de organizações terroristas dos EUA, Reino Unido e ONU.
Durante o encontro, realizado a portas fechadas, Sharaa e Trump discutiram a reconstrução da Síria, a retomada das relações bilaterais e “questões regionais de interesse comum”, segundo comunicado do governo sírio.
Fotografias divulgadas por Damasco mostram os dois líderes apertando as mãos no Salão Oval, ladeados por altos funcionários americanos, como o vice-presidente JD Vance e o chefe do Pentágono Pete Hegseth.
وصل السيد الرئيس أحمد الشرع إلى البيت الأبيض في زيارةٍ رسميةٍ إلى الولايات المتحدة الأمريكية، حيث كان في استقباله الرئيس الأمريكي السيد دونالد ترامب.
وعقد الرئيسان جلسة مباحثات، pic.twitter.com/45YGVGgM2F
— رئاسة الجمهورية العربية السورية (@SyPresidency) November 10, 2025
De ex-militante a aliado de Washington
A transformação de Sharaa — de ex-jihadista procurado a interlocutor diplomático — é descrita como “um momento simbólico” da nova fase síria. “É um passo decisivo na tentativa de legitimar o governo pós-Assad e integrá-lo ao sistema internacional”, avaliou Michael Hanna, do International Crisis Group.
Trump, por sua vez, tem elogiado o novo líder, a quem chamou de “jovem e atraente”. Segundo fontes diplomáticas, Washington pretende apoiar financeiramente a reconstrução síria e instalar uma base militar próxima a Damasco para “coordenar a ajuda humanitária e monitorar a segurança regional”.
3 imagens
Fechar modal.

Encontro do presidente norte-americano Donald Trump com o novo líder sírio, Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca
Syrian Presidency/Anadolu via Getty Images
Encontro do presidente norte-americano Donald Trump com o novo líder sírio, Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca
Syrian Presidency/Anadolu via Getty Images
Encontro do presidente norte-americano Donald Trump com o novo líder sírio, Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca
Syrian Presidency/Anadolu via Getty Images