Ícone de sino para notificações

A promessa de Flávio Bolsonaro a Netanyahu durante jantar em Israel

Mundo


pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL) prometeu a Benjamin Netanyahu reaproximar o Brasil de Israel, após a relação entre os dois países ficar estremecida desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso vença as eleições deste ano. O encontro entre o senador e o premier israelense aconteceu nessa segunda-feira (26/1), durante um jantar.

Segundo fontes com conhecimento sobre o evento, que pediram anonimato ao Metrópoles, o parlamentar classificou a conversa com Netanyahu como “amigável”. Por isso, o senador se colocou à disposição do líder israelense para retomar negociações e acordos comerciais entre Brasil e Israel, assim como uma maior aproximação diplomática.

Por conta de rusgas e troca de acusações, Israel decidiu rebaixar as relações com o Brasil e retirou a indicação do embaixador Gali Dagan para a embaixada israelense em Brasília. De acordo com o governo Netanyahu, a medida aconteceu após a diplomacia brasileira ignorar a solicitação por meses. A crise surgiu após inúmeras críticas de Lula contra as ações israelenses contra palestinos na Faixa de Gaza.

Na reunião, Flávio Bolsonaro ainda presenteou o primeiro-ministro de Israel com uma camisa do Palmeiras. O presente teria sido enviado por Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe.

O senador está em Israel desde a última semana. O motivo da viagem é a Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo, onde discursou nesta terça-feira (27/1). No evento, Flávio Bolsonaro acusou o atual governo do Brasil, liderado por Lula, de antissemitismo. 

Veja:

Além do senador, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro também participa do evento na capital israelense, Jerusalém.

Conforme mostrado pelo Metrópoles, o tour de do parlamentar ainda deve contar com passagens por dois países do Golfo. No Bahrein, a previsão é de que o Flávio seja recebido pelo premiê Salman bin Hamad al-Khalif. Em seguida, o senador brasileiro deve se reunir com o primeiro-ministro do Catar, xeique Mohammed bin Abdul Rahman al-Thani.

 



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *