Ícone de sino para notificações

Menino de 5 anos preso pelo ICE volta para casa; veja fotos

Mundo


Liam Ramos, equatoriano de 5 anos detido pelos agentes Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês), voltou para casa. O menino e o pai, Adrian Alexander Conejo Arias, deixaram o centro de detenção do ICE no domingo (1º/2).

menino-equatoriano-de-5-anos-detido-pelo-ice
1 de 4

menino-equatoriano-de-5-anos-detido-pelo-ice

Reprodução/Redes

Liam, menino de 5 anos, está de volta em casa após pasar mais de uma semana detido nos EUA
2 de 4

Liam, menino de 5 anos, está de volta em casa após pasar mais de uma semana detido nos EUA

Reprodução/Redes

Print do vídeo divulgado pelo deputado americano Joaquin Castro do menino Liam, de 5 anos, sendo liberado pelo ICE
3 de 4

Print do vídeo divulgado pelo deputado americano Joaquin Castro do menino Liam, de 5 anos, sendo liberado pelo ICE

Reprodução/@JoaquinCastrotx

Liam Conejo, menino detido pelo ICE em Minnesota
4 de 4

Liam Conejo, menino detido pelo ICE em Minnesota

Divulgação/Distrito Escolar Público de Columbia Heights

A Justiça norte-americana determinou a soltura dos dois, após considerar ilegal a prisão da criança e do pai.

As fotos de Liam em casa foram publicadas pelo deputado democrata Joaquin Castro, do Texas, que acompanhou o caso e cobrou publicamente que a Justiça libertasse a família. Ele também os acompanhou na volta para casa.

“Ontem, Liam, de 5 anos, e seu pai, Adrian, foram libertados do centro de detenção de Dilley. Busquei-os ontem à noite e os acompanhei de volta a Minnesota esta manhã. Liam já está em casa. Com seu boné e sua mochila. Agradeço a todos que exigiram a liberdade de Liam. Não vamos parar até que todas as crianças e suas famílias estejam em casa”, disse Castro, na rede social X.

Liam e Adriam foram detidos por agentes na cidade de Mineápolis, em Minnesota. Segundo autoridades do distrito escolar público de Columbia, o menino teria sido usado como isca para atrair o pai, imigrante alvo de operações do ICE, órgão que também havia determinado a deportação de ambos.

O caso de Liam passou a repercutir internacionalmente depois da divulgação de uma foto dele ao ser detido pelos agentes. O episódio ocorre em meio ao agravo de prisões feitas sob a política anti-imigração do governo de Donald Trump.

Após a repercussão do caso e a pressão popular, a Justiça norte-americana determinou a liberdade de ambos. Segundo o The New York Times, a decisão partiu do juiz Fred Biery, do Texas, que criticou as ações do ICE, as quais chamou de “pérfida busca por poder ilimitado”.

Nas duas das quatro fotos compartilhadas, Liam aparece com expressão de alegria no rosto após passar mais de uma semana detido no Centro de Processamento de Imigração de Dilley, no Texas.

O deputado democrata ainda postou uma foto de Liam e Adrian deixando a prisão de imigrantes, além de outra imagem com um comunicado de apoio e soliedariedade à situação que a família passou, celebrando a volta para casa.

Confira o comunicado de soliedariedade a Liam na íntegra:

“Liam,

Bem-vindo à casa! Sei que as últimas duas semanas foram muito difíceis, para dizer o mínimo. Nenhuma criança deveria passar pelo que você passou.

Mas, à medida que você crescer e compreender estas palavras e este momento, espero que julgue os Estados Unidos não pelos seus dias em Dilley (um centro de detenção), mas pelos milhões de americanos cujos corações você tocou. Anos atrás, Robert F. Kennedy falou daqueles que, ao longo da história, mudaram o mundo. Mesmo sendo uma criança, você mudou o mundo.

Sua família, sua escola e muitos vizinhos oraram por você e ofereceram tudo o que puderam para ajudá-lo a voltar para casa.

Não deixe ninguém lhe dizer que este não é o seu lar. Os Estados Unidos se tornaram a nação mais poderosa e próspera do mundo graças aos imigrantes, e não apesar deles.

Que Deus te abençoe sempre.

Atenciosamente, Joaquin”





Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *