Um apagão em larga escala atingiu a Ucrânia na manhã deste sábado (31/1) após uma falha técnica simultânea em linhas de transmissão de alta tensão que conectam o país à Moldávia e à Romênia. O incidente provocou um “desligamento em cascata” no sistema elétrico ucraniano, afetando quase todas as regiões do país e causando impactos também no território moldavo.
Segundo o ministro da Energia da Ucrânia, Denys Shmyhal, a interrupção aconteceu quando duas linhas estratégicas foram desconectadas: uma linha de 400 kV entre as redes elétricas da Romênia e da Moldávia e outra de 750 kV, que liga o oeste ao centro da Ucrânia.
“O desligamento provocou um apagão rotativo na rede elétrica da Ucrânia. As usinas nucleares continuam operando, mas com capacidade reduzida”, afirmou Shmyhal.
A operadora estatal Ukrenergo informou que cortes emergenciais de energia foram adotados em Kiev e na região metropolitana, além das regiões de Cherkasy, Chernivtsi, Zhytomyr e Kharkiv.
Em comunicado, a Ukrenergo alertou que “o déficit de energia no sistema continua muito alto”, mas destacou que equipes técnicas trabalham para restaurar o fornecimento. “A principal prioridade é restabelecer a energia para a infraestrutura crítica”, afirmou a companhia.
Sistema energético sobrecarregado
Serviços paralisados em meio ao frio
Na capital ucraniana, os impactos foram imediatos. Moradores enfrentaram cortes de energia, aquecimento e abastecimento de água em meio a temperaturas congelantes.
O fornecimento de água também foi interrompido em toda a cidade, segundo a empresa Kyivvodokanal, que afirmou estar atuando em conjunto com o setor elétrico para normalizar o serviço “o mais rápido possível”.
Reflexos na Moldávia
O Ministério da Energia moldavo informou que a tensão na linha de 400 kV Isaccea–Vulcanesti–MGRES caiu, interrompendo o sistema elétrico do país.
Segundo o governo moldavo, a falha foi desencadeada pelos “sérios problemas” enfrentados pelo sistema energético ucraniano.
Além disso, o Serviço Estatal de Alfândega da Ucrânia informou que a fronteira com a Moldávia foi temporariamente fechada para veículos e mercadorias devido a uma falha nos sistemas de dados das autoridades alfandegárias moldavas.


