Ícone de sino para notificações

Falha na rede elétrica causa apagões na Ucrânia e na Moldávia

Mundo


Um apagão em larga escala atingiu a Ucrânia na manhã deste sábado (31/1) após uma falha técnica simultânea em linhas de transmissão de alta tensão que conectam o país à Moldávia e à Romênia. O incidente provocou um “desligamento em cascata” no sistema elétrico ucraniano, afetando quase todas as regiões do país e causando impactos também no território moldavo.

Segundo o ministro da Energia da Ucrânia, Denys Shmyhal, a interrupção aconteceu quando duas linhas estratégicas foram desconectadas: uma linha de 400 kV entre as redes elétricas da Romênia e da Moldávia e outra de 750 kV, que liga o oeste ao centro da Ucrânia.

A falha acionou automaticamente sistemas de proteção em subestações e levou à redução temporária da operação de unidades de usinas nucleares.

“O desligamento provocou um apagão rotativo na rede elétrica da Ucrânia. As usinas nucleares continuam operando, mas com capacidade reduzida”, afirmou Shmyhal.

A operadora estatal Ukrenergo informou que cortes emergenciais de energia foram adotados em Kiev e na região metropolitana, além das regiões de Cherkasy, Chernivtsi, Zhytomyr e Kharkiv.

Em comunicado, a Ukrenergo alertou que “o déficit de energia no sistema continua muito alto”, mas destacou que equipes técnicas trabalham para restaurar o fornecimento. “A principal prioridade é restabelecer a energia para a infraestrutura crítica”, afirmou a companhia.


Sistema energético sobrecarregado


Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
1 de 3

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

Falha na rede elétrica causa apagões na Ucrânia e na Moldávia - imagem 2
2 de 3Tom Nicholson/Getty Images
Falha na rede elétrica causa apagões na Ucrânia e na Moldávia - imagem 3

Serviços paralisados em meio ao frio

Na capital ucraniana, os impactos foram imediatos. Moradores enfrentaram cortes de energia, aquecimento e abastecimento de água em meio a temperaturas congelantes.

A administração militar de Kiev informou que o metrô foi temporariamente suspenso devido à queda de energia, deixando passageiros presos nas estações.

O fornecimento de água também foi interrompido em toda a cidade, segundo a empresa Kyivvodokanal, que afirmou estar atuando em conjunto com o setor elétrico para normalizar o serviço “o mais rápido possível”.

Reflexos na Moldávia

O Ministério da Energia moldavo informou que a tensão na linha de 400 kV Isaccea–Vulcanesti–MGRES caiu, interrompendo o sistema elétrico do país.

Segundo o governo moldavo, a falha foi desencadeada pelos “sérios problemas” enfrentados pelo sistema energético ucraniano.

Além disso, o Serviço Estatal de Alfândega da Ucrânia informou que a fronteira com a Moldávia foi temporariamente fechada para veículos e mercadorias devido a uma falha nos sistemas de dados das autoridades alfandegárias moldavas.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *