Ícone de sino para notificações

Trump retira EUA do Acordo de Paris sobre mudança do clima

Mundo


Os Estados Unidos saíram oficialmente do Acordo de Paris (AP) sobre mudança do clima após ordem executiva emitida pela Casa Branca. A norma entra em vigor nesta terça-feira (27/1), e o presidente dos EUA, Donald Trump, consolidou pela segunda vez a ruptura do tratado entre o país norte-americano e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Com essa medida, os EUA se juntam ao Irã, à Líbia e ao Iêmen, que também saíram do tratado. A decisão de abandonar o acordo foi iniciada pelo líder norte-americano há um ano, em seu primeiro dia de volta à presidência, quando Trump enviou uma declaração escrita à ONU comunicando a saída.

Na justificativa para retirada, a Casa Branca comunicou que os EUA conseguiram expandir a economia, aumentar o salário dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que a poluição do ar e da água foi reduzida, assim como a diminuição de gases do efeito estufa.

Além de alegar autonomia para cuidar dos efeitos climáticos, o documento diz que acordos da ONU sobre o clima enviam subsídio dos EUA a “países que não merecem”.

“Nos últimos anos, os Estados Unidos têm alegado aderir a acordos e iniciativas internacionais que não refletem os valores do nosso país nem as nossas contribuições para a busca de objetivos econômicos e ambientais. Além disso, esses acordos direcionam o dinheiro dos contribuintes americanos para países que não necessitam, nem merecem”, infromou a Casa Branca.

Segundo o jornal inglês The Guardian, a retirada dos EUA do acordo sobre o clima não interrompeu os esforços globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O investimento em energia de baixo carbono supera, no decorrer do tempo, os gastos com combustíveis fósseis, uma vez que as fontes de energia renováveis representaram mais de 90% da capacidade de gerar energia no ano passado.

Efeitos da saída dos EUA

Na prática, a retirada dos EUA deve cessar ou revogar imediatamente qualquer compromisso financeiro assumido pelo país na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Segundo o Congresso norte-americano, alguns deputados da casa desaprovaram a decisão de se retirar do acordo enquanto outros manifestaram aprovação à medida.

“O Embaixador dos Estados Unidos junto às Nações Unidas, em colaboração com o Secretário de Estado e o Secretário do Tesouro, deverá cessar ou revogar imediatamente qualquer suposto compromisso financeiro assumido pelos Estados Unidos ao abrigo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima”

O Acordo de Paris (AP) é um tratado internacionalmente reconhecido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O AP é  primeiro tratado climático da ONU que consiste em limitar a temperatura global , além de metas sobre a redução de gases de efeito estufa e mitigação sobre outras consequências climáticas.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *