Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, marcada para este sábado (17/1), em Assunção, no Paraguai.
A líder europeia elogiou o petista pelo empenho das negociações e defendeu relações comerciais baseadas em regras, cooperação e no respeito à democracia.
“Nós concordamos que o comércio internacional não é um jogo de zero a zero, pois a gente realmente concorda que todo mundo deve se beneficiar com novos empregos, em ambos os lados, e maiores oportunidades para o setor empresarial. Nós queremos um mundo que opere em confiança, em trabalho de equipe. Essa é a ambição da Europa, e eu sei que é ambição também do senhor [Lula]”, ressaltou von der Leyen.
“Presidente Lula, o senhor é um líder realmente comprometido com os valores que são muito importantes para nós. Democracia, uma ordem internacional com base em regras e respeito. Respeito ao nosso planeta, respeito às comunidades e respeito às nações soberanas. Esse tipo de liderança que nós precisamos hoje no mundo”, continuou.
Antes da declaração, Lula e von der Leyen conversaram em reunião a portas fechadas no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. O encontro precede a cerimônia, marcada para este sábado em Assunção, com líderes europeus e do Mercosul, que vai formalizar a assinatura do acordo. Lula decidiu não comparecer e enviará o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representá-lo.
Ainda durante discurso, Ursula von der Leyen destacou que a oficialização do tratado sinaliza a “amizade e o entendimento” entre as regiões.
“O acordo União Europeia e Mercosul tem uma mensagem forte, que diz: sejam bem-vindos ao maior mercado do mundo e à maior área de livre comércio do mundo. E isso é o poder da amizade, do entendimento entre povos, entre regiões e entre oceanos. É assim que a gente cria a prosperidade verdadeira, a prosperidade que é compartilhada”, disse.