O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, ameaçou, nesta segunda-feira (12/1), retirar a embaixada iraniana do Reino Unido após um manifestante escalar a sacada do prédio diplomático em Londres e trocar a bandeira oficial do país persa por um símbolo do período pré-Revolução Islâmica. Confira:
Entenda protesto de manifestante em Londres
- O episódio ocorreu no sábado (10/1), durante um protesto em frente à embaixada iraniana, localizada nas proximidades do Hyde Park.
- A ação foi acompanhada por aplausos de centenas de manifestantes, segundo a imprensa internacional.
- A bandeira permaneceu hasteada por alguns minutos até ser retirada por um funcionário da embaixada, que acessou a sacada pelo interior do prédio, sob vaias do público.
Em conversa telefônica com a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Yvette Cooper, Araghchi afirmou que Londres tem “o dever de garantir a segurança e a proteção do Consulado e da Embaixada do Irã em Londres”.
O ministro disse ainda que, “se o Reino Unido não puder cumprir seu dever de proteger missões diplomáticas, o Irã não terá outra escolha” a não ser considerar a retirada da embaixada do país.
Araghchi também declarou que “instou o Reino Unido a evitar interferir nos assuntos internos do Irã”. A conversa foi confirmada pelo governo britânico.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Yvette Cooper afirmou que “o assasinato e a repressão brutal de manifestantes pacíficos no Irã são horríveis” e disse ter comunicado ao ministro iraniano que “o governo iraniano deve encerrar imediatamente a violência, respeitar os direitos e liberades fundamentais e garantir a segurança dos cidadãos britânicos”.
Confira na íntegra:
The killing & brutal repression of peaceful protesters in Iran is horrific.
I have spoken to Foreign Minister Araghchi and told him directly: the Iranian government must immediately end the violence, uphold fundamental rights and freedoms, and ensure British nationals are safe.
— Yvette Cooper (@YvetteCooperMP) January 12, 2026
Pessoas foram presas após incidente
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o homem subindo até uma varanda da embaixada para hastear a bandeira do “Leão e do Sol”, símbolo associado ao período do Irã Imperial e atualmente utilizado por grupos de oposição ao regime islâmico.
O emblema é proibido no Irã e não representa uma ideologia política única, sendo adotado tanto por correntes seculares quanto por monarquistas. A Polícia Metropolitana de Londres informou que reforçou o policiamento na região de Kensington para monitorar o protesto e proteger a missão diplomática iraniana.
Segundo a corporação, duas pessoas foram presas após o episódio. Uma delas foi detida por invasão e agressão a um agente de serviços de emergência. A outra foi presa por invasão.