A onda de incêndios que atinge a Patagônia argentina já consumiu mais de 15 mil hectares, e afeta principalmente a província de Chubut, próximo à cidade de Epuyén. Os dados foram atualizados neste domingo (11/1) pelo Serviço Provincial de Gestão de Incêndios.
Até o momento, uma pessoa ficou ferida devido ao fogo. Trata-se de um bombeiro voluntário, que ficou com queimaduras graves e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de Bariloche.
Segundo o governador de Chubut, Ignacio Torres, o incêndio na província foi provocado de forma criminosa e intencional. Um promotor regional informou que peritos, que realizaram investigações preliminares no local, encontraram vestígios de gasolina no ponto inicial do fogo.
O incêndio principal está localizado na região de Chubut, onde mais de 11,9 mil hectares já foram afetados, informou o Serviço Provincial de Gestão de Incêndios.
De acordo com a Agência Federal de Emergências, mais de 500 pessoas, entre bombeiros, socorristas, autoridades de segurança e de apoio estão envolvidas no combate aos focos de incêndio. O Chile, país vizinho da Argentina, também ofereceu ajuda.