Ao menos 20 pessoas teriam sido libertadas, neste sábado (10/1), após prisão na Nicarágua por comemorarem ou demonstrarem apoio à captura do presidente da Venezuela Nicolás Maduro pelos Estados Unidos nas redes sociais. A informação é da ONG Monitoreo Azul y Blanco, que acompanha de perto os desdobramentos do caso.
A líder da oposição no país e ex-prisioneira Ana Margarita Vijil retuitou o post da ONG com as informações e escreveu: “A exigência permanece: todos os detidos arbitrariamente devem ser libertados incondicionalmente. As violações dos direitos humanos não podem ser apagadas. Liberdade para todos os presos políticos.”
⚠️ La exigencia se mantiene: todas las personas detenidas arbitrariamente deben ser excarceladas sin condiciones.
Las violaciones a derechos humanos no quedan borradas.
🕊️ Libertad para todas las personas presas políticas.
— Presas y Presos Políticos Nicaragua (@MPresasPresosNi) January 10, 2026
O Monitoreo Azul y Blanco é um coletivo interdisciplinar de ativistas e uma organização de defesa dos direitos humanos que documenta, verifica e denuncia incidentes de violência e repressão política na Nicarágua.
A libertação teria ocorrido logo após a Embaixada dos EUA na Nicarágua ter pressionado o governo de Daniel Ortega a libertar os presos. “Na Nicarágua, mais de 60 pessoas permanecem detidas injustamente ou desaparecidas, incluindo pastores, religiosos, doentes e idosos. A paz só é possível com liberdade!”, publicou a Embaixada nas redes sociais. Confira o post:
Venezuela dio un paso importante hacia la paz al liberar a un gran número de presos políticos. En Nicaragua, más de 60 personas siguen injustamente detenidas o desaparecidas, entre ellas pastores, trabajadores religiosos, enfermos y ancianos. ¡La paz solo es posible con libertad! https://t.co/XKoDmuvNJ8
— USEmbassy Nicaragua (@USEmbNicaragua) January 9, 2026
A ONG divulgou também os nomes das pessoas que teriam sido libertadas:
Este 10 de enero de 2026, el Mecanismo para el Reconocimiento de Personas Presas Políticas en Nicaragua confirmó la excarcelación de al menos 20 personas presas políticas, tras verificación con sus familias. pic.twitter.com/KKnpU88uL3
— Presas y Presos Políticos Nicaragua (@MPresasPresosNi) January 10, 2026