A Rússia revelou neste domingo (28/12) detalhes da ligação entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada horas antes do encontro do republicano com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Flórida. De acordo com Moscou, os dois líderes concordaram em buscar uma paz duradoura para o conflito, descartando a ideia de um cessar-fogo temporário.
Segundo Yury Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, a conversa durou cerca de uma hora e quinze minutos e foi descrita como “amigável, cordial e profissional”.
Ainda de acordo com ele, Putin e Trump manifestaram interesse mútuo em avançar em uma solução definitiva para a guerra e defenderam que eventuais negociações se baseiem nos entendimentos firmados na cúpula de Anchorage, realizada em agosto.
Ushakov afirmou que ambos concordaram que um cessar-fogo provisório, como o defendido pela Ucrânia e por aliados europeus, poderia apenas prolongar o conflito e abrir espaço para a retomada das hostilidades. Putin também aceitou uma proposta de Trump para dar continuidade às negociações por meio da criação de dois grupos de trabalho, voltados a temas de segurança e economia.
4 imagens

Fechar modal.![]()


Presidente russo, Vladimir Putin
Grigory Sysoev / Kremlin

Encontro com Zelensky
- A divulgação dos detalhes ocorre enquanto Trump se reúne com Zelensky em Mar-a-Lago, clube privado do republicano em Palm Beach, na Flórida.
- Ao lado do presidente ucraniano, Trump afirmou que Rússia e Ucrânia estão no estágio final das negociações para um plano de paz.
- “Estamos nos últimos estágios de conversa. Se não chegarmos a um acordo, essa guerra vai continuar por muito tempo, milhões serão mortos, e ninguém quer isso”, disse Trump.
- A reunião ocorre no salão principal do complexo, com acompanhamento remoto de autoridades europeias.
- Questionado sobre a disposição de Putin para negociar, Trump afirmou acreditar que o presidente russo “fala sério” sobre o fim da guerra, embora tenha evitado cravar um acordo imediato.
- Segundo ele, há “elementos para um acordo”, mas o conflito segue difícil de resolver. O republicano disse ainda não trabalhar com prazos e que seu objetivo é “acabar com a guerra”.
Leia também
-
Com Zelensky, Trump mostra otimismo por fim da guerra da Ucrânia
-
Trump conversa com Putin antes de receber Zelensky: “Bom e produtivo”
-
Trump diz que ONU não está ajudando a resolver a guerra na Ucrânia
-
Trump recebe Zelensky enquanto Putin se mantém inflexível sobre guerra
Antes da reunião, Zelensky afirmou que as negociações entre Kiev e Washington avançaram no último mês e disse esperar que a paz seja alcançada o mais breve possível. Segundo ele, o foco do encontro é um plano de paz de 20 pontos e a definição das próximas etapas para um acordo.
Segundo o presidente ucraniano, cerca de 90% do plano já foi discutido pelas equipes dos dois países.