Número de brasileiros mortos na Ucrânia dobra em menos de 3 meses

Mundo


O número de brasileiros mortos na guerra da Ucrânia, lutando ao lado de forças do país liderado por Volodymyr Zelensky, dobrou em menos de três meses, entre setembro e o início de dezembro, e chegou a 40. A informação foi confirmada por fontes diplomáticas ucranianas ao Metrópoles.

Segundo autoridades familiarizadas com o assunto, o número engloba combatentes mortos ou que seguem com status de desaparecidos — o que, na linguagem diplomática, também é considerado morto ainda que seus corpos não tenham sido encontrados.

O Ministério das Relações Exteriores, por sua vez, confirma a morte de 16 brasileiros na guerra da Ucrânia desde 2022.

Desde o início da invasão da Rússia na Ucrânia, a administração Zelensky passou a recrutar combatentes estrangeiros, na tentativa de driblar a superioridade militar russa. 

Leia também

Os brasileiros que atuaram na guerra no Leste Europeu, assim como cidadãos de outros países, fazem parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia. De acordo com o governo ucraniano, os salários para estrangeiros variam entre US$ 550 e US$ 4.800 mil por mês.

Apesar de participarem do conflito mediante pagamento, tais combatentes possuem ligações diretas com as Forças Armadas da Ucrânia. Por isso, o governo Zelensky afirma que os militares da Legião Internacional sejam mercenários.



Fonte Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *