O presidente da Argentina, Javier Milei, postou ilustrações em suas redes sociais, nesta segunda-feira (15/12), que retratam o Brasil e outros países do continente – os governados por políticos de esquerda – de forma polêmica. As postagens de Milei nas redes vieram após o direitista José Antonio Kast vencer as eleições presidenciais no Chile, nesse domingo (14/12).
Imagens postadas por Milei representam a América do Sul dividida em duas partes: na primeira, Brasil, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Colômbia são retratados como uma grande favela. Em contraposição, a Argentina (além de Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru) está na parte futurista e desenvolvida do mapa. Veja:
Milei posta imagem em que Brasil é favela e Argentina é futurista
No outro post de Milei, novamente a América do Sul está dividida em duas, agora por cores: a favela dá lugar à cor vermelha, relacionada na legenda à ideologia política de esquerda “que retrocede”, e a área desenvolvida vira a direita azul, onde a “liberdade avança”.
Leia também
-
Milei faz postagem indicando apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro
-
Milei acompanha chegada de primeiros caças F-16 na Argentina: “Anjos”
-
Milei oferece Argentina para nova-iorquinos fugirem do “comunismo”
-
Cúpula do G20 expõe fraturas geopolíticas sem Trump, Putin, Xi e Milei
Continente dividido
De fato, o continente está dividido. Com a eleição de Kast no Chile, dos 12 países, são seis governos para cada diretriz política.
Políticos brasileiros representantes da direita também celebraram a vitória do conservador Kast sobre a comunista Jeannette Jara. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a vitória do chileno e o cumprimentou.
José Antonio Kast tomará posse como presidente do Chile apenas em março de 2026.