A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai apreendeu 88,9 toneladas de maconha próximo à fronteira do Brasil, no Paraná. A operação contra o narcotráfico ocorreu nessa quarta-feira (3/12), quando agentes especiais da inteligência do órgão desmantelarem um grupo criminoso na região. Os suspeitos usavam pelo menos 19 veículos para auxílio e transporte da grande quantidade da droga. Veja:
O comboio se deslocava de Curuguaty para Santos del Guairá, na fronteira do Paraguai com o Brasil. A Operação Umbral teve coordenação do Comando de Operações de Defesa Interna (Codi), da polícia paraguaia, e impediu os veículos de seguirem a rota com dois caminhões de tração, um caminhão de dois eixos, 14 vans carregadas e dois carros.
3 imagens
Fechar modal.![]()

Paraguai faz apreensão recorde de maconha na fronteira com o Brasil
Reprodução/Senad do Paraguai
Os suspeitos usaram pelo menos 19 veículos para auxílio e transporte da grande quantidade da droga
Reprodução/Senad do Paraguai
Paraguai apreende cerca de 89 toneladas de maconha na fronteira com o Brasil
Reprodução/Senad do Paraguai
“Com orgulho, podemos dizer que 88.991 kg de maconha foram apreendidos nesta Operação Umbral – um recorde histórico, que superou o do ano passado. Foram 57 mil kg na Operação Manacatu, e, na Operação Umbral, essa cifra foi amplamente superada”, afirmou o ministro paraguaio Jalil Rachid, chefe da Senad.
A ação, fruto de investigações e vigilância realizadas durante a madrugada, ocorreu quando os agentes especiais se posicionaram e agiram para interceptar o grupo criminoso e os veículos. Ao perceberem a abordagem, os acusados tentaram fugir, o que resultou em troca de tiros com os agentes.
Leia também
-
Saiba qual estado lidera a apreensão de drogas no Brasil em 2024
-
Polícia faz maior apreensão de drogas do ano em SP
-
PF e Receita apreendem 1,2 tonelada de cocaína camuflada em aeroporto
-
PF apreende R$ 90 mil em espécie no carro oficial de Rodrigo Bacellar
Durante o tiroteio, veículos policiais foram alvejados com armas de grosso calibre. Um suspeito morreu e outro ficou ferido. Além de apreenderem drogas, os agentes prenderam cinco pessoas da organização criminosa.
“Todos os veículos e as cargas ilícitas serão transferidos para a Base Regional do Senad em Saltos del Guairá por ordem do procurador Abel Bareiro, onde serão realizadas a extração, análise e pesagem das drogas”, informou a Senad, em nota.
A Senad do Paraguai seguirá com a investigação para identificar os membros que restam do grupo. O propósito é enfraquecer a logística e a fronteira do narcotráfico sul-americano.