Chuvas torrenciais e alagamentos causaram aproximadamente 600 mortes no sul e sudeste da Ásia até este sábado (29/11), informam agências internacionais. A região enfrenta a temporada de monções, período marcado por precipitação intensa e ventos sazonais, mas que este ano foi agravada por tempestades tropicais impulsionadas pelo ciclone Senyar.
As chuvas começaram há cerca de uma semana e atingiram especialmente a Indonésia, a Malásia, a Tailândia e o Sri Lanka. Trata-se de uma das piores enchentes em anos na região.
Segundo os registros oficiais de cada país, até o momento, foram registrados 300 mortos na Indonésia, 162 na Tailândia e 130 no Sri Lanka, onde outras 170 pessoas estão desparecidas. Foi registrada, além de enchentes, uma série de deslizamentos.
Leia também
-
Tailândia suspende acordo de paz mediado por Trump com o Camboja
-
Tailândia e Camboja assinam cessar-fogo mediado por Trump
-
Risco de tempestade e granizo faz RS acionar dois alertas em massa
-
Tornado, ciclone ou furacão? Entenda diferenças entre os fenômenos
Somente na Tailândia, até a última semana, as chuvas atingiram intensamente pelo menos 1,4 milhão de residências e 3,8 milhões de pessoas. Há dificuldades para as forças de resgate chegarem na ilha de Sumatra, onde foram houve 111 mortes e há orientação de evacuação.
De acordo com a agência internacional AFP, o nível das águas chegou a três metros nas áreas mais atingidas, classificando a enchente como uma das piores enchentes da década.