O Secretário de Estado dos Estados Unido, Marco Rubio, desembarcou em Niágara, no Canadá, para participar da cúpula diplomática do G7, que reúne os sete países mais desenvolvidos economicamente. Rubio chegou nessa terça-feira (11/11) e pode se encontrar com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, para uma reunião bilateral sobre o tarifaço imposto por Trump.
“Em Niágara, Canadá, para o G7 Reunião de Ministros das Relações Exteriores para continuar a busca por soluções. A visão de paz através da força. Estamos abordando uma série de questões críticas com um foco principal: colocar a segurança e a proteção dos americanos em primeiro lugar”, declarou Rubio no X, em sua chegada ao país.
A cúpula do G7 tem a possibilidade marcar o terceiro encontro presencial dos diplomatas do Brasil e dos EUA. Vieira tem o interesse de negociar o tarifaço contra produtos brasileiros e pedir a “reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho”. No entanto, a reunião ainda não foi confirmada oficialmente.
Nessa terça, em uma entrevista à Fox News, Donald Trump declarou que pretende reduzir “algumas tarifas do café”, um dos principais produtos exportados do Brasil.
Segundo ele, a decisão faz parte de um esforço para “melhorar o comércio em setores estratégicos e beneficiar os consumidores americanos”.
Relembre as tarifas de Trump ao Brasil
- Trump ameaça o mundo com a imposição de tarifas comerciais, desde o início do mandato, e tem dado atenção especial ao grupo do Brics, no qual o Brasil é integrante.
- O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxas de 100% aos países-membros do bloco que não se curvassem aos “interesses comerciais dos EUA”.
- Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras.
- O líder norte-americano alegou que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA.
- A taxa de 50% imposta por Trump entrou em vigor em 1º de agosto e é cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que já atingem o aço e alumínio brasileiros.
- Na Assembleia-Geral da ONU, Trump se encontrou com Lula e se dispôs a iniciar negociações com o Brasil, uma vez que após o tarifaço, as rellações se enfraqueceram.
Rubio vai ao G7 para discutir paz
Segundo o comunicado emitido pelo Departamento de Estado dos EUA, Rubio defenderá no G7 os interesses do país em paz e segurança, cooperação estratégica e estabilidade global.
Vieira participa do encontro de chanceleres do G7 e convidados (como o Brasil), que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro. O ministro partiu de Santa Marta, na Colômbia, na manhã de segunda-feira, após participar da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos (Celac).
“As negociações continuam, seguem, têm havido reuniões virtuais de equipes técnicas e continuará acontecendo. E eu estarei na próxima semana em uma reunião do G7 no Canadá, onde estará também o secretário de Estado e eu continuarei mantendo os contatos que tenho tido regularmente com ele”, afirmou Vieira na COP30.





