Operações em Salvador e outras cidades da Bahia miram alvos que atuam com tráfico internacional de drogas por via marítima

Operações em Salvador e outras cidades da Bahia miram alvos que atuam com tráfico internacional de drogas por via marítima

Bahia Últimas Notícias
Operações foram deflagradas pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (6)



Fonte Original

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (6) duas operações, batizadas de “Operação Mar Branco” e “Operação Maiaú”, que visam desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por via marítima, com atuação em Salvador, Simões Filho e Camaçari, na Bahia, além de diversos municípios paulistas. 

Detalhes da ação

A investigação, iniciada em abril de 2024, apontou que o grupo era responsável pela logística, financiamento e execução do transporte de grandes volumes de cocaína para a Europa.  Entre as medidas, foram solicitados 287 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. 

Um destaque da apuração foi a apreensão de aproximadamente duas toneladas de cocaína ocultas em um barco de pesca ancorado na região metropolitana de Salvador. A investigação mostrou uma estrutura clara: adaptação de embarcações, ocultação da droga e envio ao exterior. 

Áreas e instrumentos de atuação

As buscas ocorrem em múltiplos municípios dos estados da Bahia e de São Paulo: Salvador (BA), Simões Filho (BA), Camaçari (BA), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Caraguatatuba (SP), São Sebastião (SP) e Sorocaba (SP), além da cidade do Rio de Janeiro (RJ).  A PF também busca bens e documentos relacionados à movimentação financeira e patrimonial dos investigados. 

Na Bahia, a operação conta com apoio da Polícia Militar da Bahia — por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo (CIPE Polo) — e da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP‐BA). 

Relevância

Essa ação mostra a dimensão internacional que assume parte do tráfico de drogas marítimo no país e evidencia a atuação de grupos com estrutura sofisticada — operações multimunicipais, logística de embarcações, ocultação em barcos de pesca — o que exige a mobilização de diferentes esferas da segurança pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *