Ex-técnico de ginástica artística, Fernando de Carvalho foi a julgamento em setembro no Supremo Tribunal de Justiça, pela acusação de abusos sexuais a ginastas. O STJ manteve a condenação por estupro de vulnerável contra quatro vítimas ainda com 28 anos de prisão. O caso foi revelado pelo programa ‘Fantástico ‘, da Globo, em abril de 2018.
A definição do processo foi a condenação do ex-treinador pelo crime de estupro de vulnerável contra 4 vítimas. Além disso, também foi imposto tempo de reclusão de 28 anos em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Carvalho foi denunciado pelo Ministério Público nos artigos 217-A (estupro de vulnerável) e 226 (agravante pela relação de poder em relação às vítimas). Em 2022, Fernando foi considerado culpado e condenado a 109 anos e oito meses de prisão em regime fechado. Já em 2023, a pena foi reduzida para 28 anos de reclusão.
Além da esfera criminal, no âmbito esportivo o treinado, Fernando de Carvalho Lopes foi banido da ginástica pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).